Brasil

Máscara de pano reduz proteção contra Covid-19

Redação DM

Publicado em 2 de agosto de 2021 às 16:01 | Atualizado há 4 anos


O uso de máscaras é de suma importância para evitar a transmissão da Covid-19, e as máscaras de pano são as mais populares entre os brasileiros.

Porém, de acordo com o presidente da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, José David Urbaez, as proteções feitas de pano não devem ser utilizadas em ambientes fechados, como no transporte público e academia, já que o tecido não filtra as partículas transmitidas por aerossóis.

“Elas foram muito importantes no início da pandemia, uma vez que não tínhamos barreira para as secreções respiratórias, e fizeram a diferença para diminuir a transmissão. Naquele momento, entretanto, as pessoas viviam oportunidades de isolamento maiores, o que não acontece hoje. Em locais fechados e mal ventilados, as máscaras de pano perdem quase que completamente o efeito protetor”, afirma o infectologista.

Urbaez sugere que os cuidados devem ser redobrados devido ao retorno das atividades presenciais, sendo as máscaras PFF2/N95 as mais inidicadas, que possuem alta capacidade de filtragem e podem ser reutilizadas.

Estudos internacionais indicam que as máscaras profissionais são capazes de evitar transmissão em lugares mais fechados e sem distanciamento.

Contudo, para Urbaez, as máscas de pano podem ser utilizadas em ambientes abertos, como parques, por exemplo, porém devem ser substituídas no uso diário.

Leia também


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias