Máscara de pano reduz proteção contra Covid-19
Redação DM
Publicado em 2 de agosto de 2021 às 16:01 | Atualizado há 4 anos
O uso de máscaras é de suma importância para evitar a transmissão da Covid-19, e as máscaras de pano são as mais populares entre os brasileiros.
Porém, de acordo com o presidente da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, José David Urbaez, as proteções feitas de pano não devem ser utilizadas em ambientes fechados, como no transporte público e academia, já que o tecido não filtra as partículas transmitidas por aerossóis.
“Elas foram muito importantes no início da pandemia, uma vez que não tínhamos barreira para as secreções respiratórias, e fizeram a diferença para diminuir a transmissão. Naquele momento, entretanto, as pessoas viviam oportunidades de isolamento maiores, o que não acontece hoje. Em locais fechados e mal ventilados, as máscaras de pano perdem quase que completamente o efeito protetor”, afirma o infectologista.
Urbaez sugere que os cuidados devem ser redobrados devido ao retorno das atividades presenciais, sendo as máscaras PFF2/N95 as mais inidicadas, que possuem alta capacidade de filtragem e podem ser reutilizadas.
Estudos internacionais indicam que as máscaras profissionais são capazes de evitar transmissão em lugares mais fechados e sem distanciamento.
Contudo, para Urbaez, as máscas de pano podem ser utilizadas em ambientes abertos, como parques, por exemplo, porém devem ser substituídas no uso diário.
Leia também
- Enchentes no Novo México arrastam casa inteira e deixam turistas presos na Vila de Ruidoso
- Passageiro acusa Latam de abandono após cancelamento de voo em Brasília
- Trabalhador morre após incêndio atingir fábrica de fertilizantes em Rio Verde
- Vaca é flagrada ao se refrescar em piscina de residência e vira sucesso nas redes
- Com Letícia Fialho e outras atrações, Sarau das Sebastianas reforça protagonismo feminino no DF em nova edição