54 trabalhadores que eram mantidos em regime de “escravidão” são resgatados
Redação DM
Publicado em 10 de agosto de 2021 às 11:59 | Atualizado há 4 anos
Após receber oito denúncias sobre trabalho escravo em oitos cidades, a Superintendência Regional do Trabalho em Goiás (SRTb-GO), resgatou 54 pessoas que eram mantidos em situação análoga a escravidão em Jataí.
De acordo com as informações divulgadas, entre as pessoas resgatadas estão três adolescentes, que foram contratados em Guará, interior de São Paulo, e em Novo Oriente no Piauí. Eles vieram para Goiás para trabalhar na extração de palhas de milho e produção de cigarros de palha para uma empresa de São Paulo.
Conforme a publicação do O Popular, os trabalhadores vieram em ônibus clandestinos e ficaram em alojamentos sem a menor condição de higiene, limpeza, ventilação, iluminação e ainda com uma superlotação, onde em apenas um quarto tinham 13 trabalhadores.
Os trabalhos foram paralisados e os responsáveis pelo local notificados. De acordo com as informações só de rescisão com os 54 trabalhadores, os envolvidos terem que pagar o equivalente a mais de R$ 297 mil.
Por manter os trabalhadores em condições semelhantes a escravidão, o responsável foi autuado por essa e outras infrações trabalhistas. Além das verbas rescisórias, o empresário vai custear também o retorno dos trabalhadores aos seus estados de origem.
Leia também:
- Senhorinha emociona ao oferecer bolo a policiais em pleno plantão
- Ciclista na contramão quase provoca acidente grave em rodovia de Minas Gerais
- Mega-sena acumula e prêmio sobe para R$ 25 milhões; veja dicas para aumentar suas chances
- Corpo é encontrado com marcas de tortura no Rio dos Bois, em Pontalina
- Sequestro relâmpago termina com prisão de travesti e outros dois em Goiás