Covid-19: vacinação de pessoas com comorbidades começa em maio
Redação DM
Publicado em 23 de abril de 2021 às 09:49 | Atualizado há 9 meses


A vacinação de pessoas com comorbidades contra a covid-19 deve começar em maio, segundo previsão do Ministério da Saúde. O termo é empregado para designar pessoas com condições de saúde, como doenças graves, que as deixam com mais risco de uma eventual infecção pelo novo coronavírus evoluir para um quadro grave.
O ministério calcula que este grupo abarque 17,7 milhões de pessoas. Este é o segmento prioritário logo após idosos em instituições de longa permanência, trabalhadores da saúde, povos indígenas e idosos. Parte dos profissionais de forças de segurança foi incluída antes do grupo com comorbidades.
O Ministério da Saúde orienta as autoridades locais de saúde que dentro do universo das pessoas acometidas com comorbidades seja empregado o critério de idade em grupos de intervalos de cinco anos.
Assim, seriam imunizados primeiro as pessoas com 55 a 59 anos. Em seguida, aquelas com 50 a 54 anos. E assim por diante até a idade mínima dos grupos prioritários, de 18 anos.
A Agência Brasil entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber o número de vacinas disponíveis e quanto tempo levará para concluir o atendimento dessas pessoas e aguardo retorno.
Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, estão listadas as seguintes condições dentro do segmento de pessoas com comorbidades:
Lei também:
- Cão pintado e abandonado renasce após resgate em lixo; vídeo comove web
- Justiça decreta prisão preventiva de suspeito de feminicídio em Bela Vista de Goiás
- Padre é flagrado com noiva de fiel em casa paroquial em vídeo
- Gracinha Caiado inaugura Goiás Social em São Miguel do Araguaia
- Viatura da PM perde controle e se envolve em acidente em São Paulo