Após reclamações de cidades goianas, Coronavac vai ter bula revisada
Redação DM
Publicado em 13 de abril de 2021 às 09:04 | Atualizado há 4 anos
Após prefeituras de cidades goianas e de 11 estados reclamarem da quantidade de doses recebidas menores do que a indicada nos frascos da Coronavac, o Instituto Butantan afirmou que vai revisar a bula do imunizante.
Os problemas referentes aos municípios goianos foram relatos na última quinta-feira, 8, e ocorreu após a entrega das duas últimas remessas do medicamento, conforme informou o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems).
Em resposta a quantidade menor enviada nos frascos, o Butantan afirmou que pode ter ocorrido perda de doses durante o processo de aspiração do líquido dentro do frasco, e que o uso de seringas e agulhas não adequados, podem causar a perda do imunizante.
“Vamos revisar a bula e indicar a seringa correta para utilização, e também a aspiração correta, para orientar os profissionais de saúde da forma mais rápida. Essas são as duas principais hipóteses para a perda do imunizante”, informou o gerente de qualidade do Butantan Arthur Nunes.
Conforme o medicamento é enviado, os frascos envasados tem o equivalente a 5,7 ml da Coronavac. O paciente recebe uma quantidade de 0,5 ml, e que deveria ocasionar a sobra de 0,7ml, que é equivalente a uma dose extra. Entretanto, em Goiânia e em outras cidades do país, não foi o que ocorreu com as últimas doses do imunizante.
O Secretario de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, afirmou em entrevista ao portal de notícias G1, que só na capital foram registradas 4.016 doses pelo fato da quantidade ser menor do que a indicada nos frascos do imunizante.
Leia também:
- Com R$ 18 bi de empresa chinesa, Daniel Vilela dá largada ao maior projeto de transmissão de energia da história do Brasil
- Lixão de Padre Bernardo: Semad faz intervenção diante da inércia de empresa; força-tarefa visa mitigar danos ambientais
- Culto é interrompido por denúncia de adultério contra pastor e termina com intervenção policial
- Lutador imobiliza dois pitbulls em luta dramática após ataque durante treino em via pública
- Imagens revelam perigo extremo nas trilhas do Monte Rinjani, na Indonésia, onde morreu brasileira