Após estender faixa contra o Bolsonaro grupo é preso em Brasília
Marta Delmondes
Publicado em 18 de março de 2021 às 17:57 | Atualizado há 4 anos
Um grupo foi preso na manhã desta quinta-feira (18), após estender uma faixa de protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
O ato dos cinco homens foi interrompido pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Segundo os policiais, eles infringiram a Lei de Segurança Nacional ao divulgar a cruz suástica associando o símbolo ao presidente da República.
Além do símbolo, comumente associado às ideias e atos de nazistas, a faixa também chamava o presidente de genocida. Após a prisão, o grupo foi levado para a Delegacia da Polícia Federal.
Caso Felipe Neto
Por também ter chamado o presidente Jair Bolsonaro de “genocida”, o youtuber Felipe Neto, recebeu uma intimação na última segunda-feira (15), por um suposto crime previsto na Lei de Segurança Nacional.
A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, convocou Felipe Neto depois que ele compartilhou uma postagem em uma rede social, em que chamou Bolsonaro de “genocida”, no contexto de gestão federal da pandemia de Covid-19.
O youtuber deve depor sobre o caso nesta quinta-feira, na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática do Rio de Janeiro.
Lei de Segurança Nacional
Publicada em 14 de dezembro de 1983, a Lei de Segurança Nacional nº 7.170 define condutas que atentem contra a segurança do país, ordem política e social.
O decreto, que entrou em vigor durante o regime militar, prevê crimes que lesam ou expõem a perigo de lesão.
- a integridade territorial e a soberania nacional;
- o regime representativo e democrático, a Federação e o Estado de Direito;
- a pessoa dos chefes dos Poderes da União.
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.
Leia também:
- Governo amplia carreiras em que servidores podem ser alocados em diferentes órgãos
- Vice de Trump pressiona União Europeia a reduzir tarifas e barreiras regulatórias
- Comissão do Senado pede ao TCU que fiscalize negociação da tarifa de Itaipu
- Ancelotti pode repetir roteiro e deixar Real sem título de expressão no ano
- São Paulo pode garantir vaga nas oitavas da Libertadores ‘do sofá’