Anápolis global – II
Diário da Manhã
Publicado em 17 de maio de 2016 às 02:36 | Atualizado há 9 anos
A localização privilegiada no centro do Brasil favorece a atração de investimentos, mas Anápolis é muito mais que cidade estratégica do país. Porta de entrada do continente sul-americano, Anápolis faz ligação direta com eixos nacionais de transporte rodoviário e ferroviário, integrados com as principais rotas logísticas brasileiras. Distante de 70 por cento das riquezas nacionais num raio de apenas 1,3 mil km, Anápolis terá acesso aos grandes mercados do Brasil com menos de duas horas de vôo quando entrar em operação o Aeroporto Internacional de Cargas.
Em Anápolis localiza-se um dos mais importantes ramais rodoviários do Brasil, onde se encontram ou se entrelaçam as BRs 060, 153 e 414 e três rodovias estaduais, as GOs 222, 330 e 437. Denominada Portal da Amazônia e conhecida como Trevo do Brasil pela facilidade natural de integração aos demais centros consumidores do país, Anápolis está na principal rota do agronegócio do mercado nacional. É no município de Anápolis que se dá a aproximação da Ferrovia Norte-Sul com a Ferrovia Centro Atlântica. Esta ponte entre as duas linhas férreas de alcance marítimo – que cruzam o Brasil de norte a sul, passando pelo Centro-Oeste – acontece precisamente no Distrito Agroindustrial de Anápolis. É ali que está o “Km Zero” da Norte-Sul em Goiás.
Anápolis é o eixo do corredor Goiânia-Anápolis-Brasília, com 7,5 milhões de consumidores, maior mercado do País, somente superado por São Paulo e Rio de Janeiro. Desde 2009, mais de 31 mil empresas foram abertas na área de influência deste corredor, o maior pólo de atração de novos negócios entre os dez principais eixos de desenvolvimento brasileiros. Segundo pesquisa encomendada pela revista Exame, outras 70 mil empresas virão para este corredor até 2025.
Além da posição geográfica privilegiada, Anápolis tem acesso aos maiores mercados de consumo do país, mão de obra abundante e qualificada, boa infraestrutura econômica, linhas de crédito competitivas, através de incentivos fiscais, e um mercado de consumo regional em plena ascendência.
Os polos estratégicos estruturantes, referenciais competitivos articulados, diferenciais atrativos interligados e potenciais determinantes integrados de Anápolis formam o melhor negócio do Brasil na atualidade.
Nenhum município brasileiro oferece mais vantagens para investimentos que Anápolis. Cerca de 20 fábricas da Hypermarcas, espalhadas pelo Brasil, foram encaixotadas e transferidas para o complexo farmacêutico do grupo, em Anápolis, a partir da compra da Neoquímica, em 2010. Quem quer mais vem para Goiás. Direto para Anápolis.
(Manoel Vanderic, jornalista)