Opinião

Anápolis global – II

Diário da Manhã

Publicado em 17 de maio de 2016 às 02:36 | Atualizado há 9 anos

A lo­ca­li­za­ção pri­vi­le­gi­a­da no cen­tro do Bra­sil fa­vo­re­ce a atra­ção de in­ves­ti­men­tos, mas Aná­po­lis é mui­to mais que ci­da­de es­tra­té­gi­ca do pa­ís. Por­ta de en­tra­da do con­ti­nen­te sul-ame­ri­ca­no, Aná­po­lis faz li­ga­ção di­re­ta com ei­xos na­ci­o­nais de tran­spor­te ro­do­vi­á­rio e fer­ro­vi­á­rio, in­te­gra­dos com as prin­ci­pa­is ro­tas lo­gís­ti­cas bra­si­lei­ras. Dis­tan­te de 70 por cen­to das ri­que­zas na­ci­o­nais num raio de ape­nas 1,3 mil km, Aná­po­lis te­rá aces­so aos gran­des mer­ca­dos do Bra­sil com me­nos de du­as ho­ras de vôo quan­do en­trar em ope­ra­ção o Ae­ro­por­to In­ter­na­ci­o­nal de Car­gas.

Em Aná­po­lis lo­ca­li­za-se um dos mais im­por­tan­tes ra­mais ro­do­vi­á­rios do Bra­sil, on­de se en­con­tram ou se en­tre­la­çam as BRs 060, 153 e 414 e três ro­do­vi­as es­ta­du­ais, as GOs 222, 330 e 437. De­no­mi­na­da Por­tal da Ama­zô­nia e co­nhe­ci­da co­mo Tre­vo do Bra­sil pe­la fa­ci­li­da­de na­tu­ral de in­te­gra­ção aos de­mais cen­tros con­su­mi­do­res do pa­ís, Aná­po­lis es­tá na prin­ci­pal ro­ta do agro­ne­gó­cio do mer­ca­do na­ci­o­nal. É no mu­ni­cí­pio de Aná­po­lis que se dá a apro­xi­ma­ção da Fer­ro­via Nor­te-Sul com a Fer­ro­via Cen­tro At­lân­ti­ca. Es­ta pon­te en­tre as du­as li­nhas fér­re­as de al­can­ce ma­rí­ti­mo – que cru­zam o Bra­sil de nor­te a sul, pas­san­do pe­lo Cen­tro-Oes­te – acon­te­ce pre­ci­sa­men­te no Dis­tri­to Agro­in­dus­tri­al de Aná­po­lis. É ali que es­tá o “Km Ze­ro” da Nor­te-Sul em Go­i­ás.

Aná­po­lis é o ei­xo do cor­re­dor Go­i­â­nia-Aná­po­lis-Bra­sí­lia, com 7,5 mi­lhões de con­su­mi­do­res, mai­or mer­ca­do do Pa­ís, so­men­te su­pe­ra­do por São Pau­lo e Rio de Ja­nei­ro. Des­de 2009, mais de 31 mil em­pre­sas fo­ram aber­tas na área de in­flu­ên­cia des­te cor­re­dor, o mai­or pó­lo de atra­ção de no­vos ne­gó­ci­os en­tre os dez prin­ci­pa­is ei­xos de de­sen­vol­vi­men­to bra­si­lei­ros. Se­gun­do pes­qui­sa en­co­men­da­da pe­la re­vis­ta Exa­me, ou­tras 70 mil em­pre­sas vi­rão pa­ra es­te cor­re­dor até 2025.

Além da po­si­ção ge­o­grá­fi­ca pri­vi­le­gi­a­da, Aná­po­lis tem aces­so aos mai­o­res mer­ca­dos de con­su­mo do pa­ís, mão de obra abun­dan­te e qua­li­fi­ca­da, boa in­fra­es­tru­tu­ra eco­nô­mi­ca, li­nhas de cré­di­to com­pe­ti­ti­vas, atra­vés de in­cen­ti­vos fis­cais, e um mer­ca­do de con­su­mo re­gi­o­nal em ple­na as­cen­dên­cia.

Os po­los es­tra­té­gi­cos es­tru­tu­ran­tes, re­fe­ren­ci­ais com­pe­ti­ti­vos ar­ti­cu­la­dos, di­fe­ren­ci­ais atra­ti­vos in­ter­li­ga­dos e po­ten­ci­ais de­ter­mi­nan­tes in­te­gra­dos  de Aná­po­lis for­mam o me­lhor ne­gó­cio do Bra­sil na atu­a­li­da­de.

Ne­nhum mu­ni­cí­pio bra­si­lei­ro ofe­re­ce mais van­ta­gens pa­ra in­ves­ti­men­tos que Aná­po­lis. Cer­ca de 20 fá­bri­cas da Hyper­mar­cas, es­pa­lha­das pe­lo Bra­sil, fo­ram en­cai­xo­ta­das e trans­fe­ri­das pa­ra o com­ple­xo far­ma­cêu­ti­co do gru­po, em Aná­po­lis, a par­tir da com­pra da Ne­o­quí­mi­ca, em 2010. Quem quer mais vem pa­ra Go­i­ás. Di­re­to pa­ra Aná­po­lis.

 

(Ma­no­el Van­de­ric, jor­na­lis­ta)

 


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