Guarda Civil de Aparecida de Goiânia: servir e proteger
Redação DM
Publicado em 14 de maio de 2016 às 02:01 | Atualizado há 9 anos
É com muita satisfação que venho aqui por meio deste veiculo de comunicação que está sempre de portas abertas para nos receber. Prestigiar a Guarda Civil de Aparecida de Goiânia. Uma instituição policial que atua dentro do município de aparecida servindo a sociedade com muita responsabilidade e eficiência. A guarda civil de aparecida com apenas 10 anos de existência vem no decorrer de sua trajetória desenvolvendo um bom trabalho frente à segurança pública.
A GCM-AP tem como objetivos: “Garantir o funcionamento dos serviços de responsabilidades do Município e bem como sua ação fiscalizadora no desempenho de atividades de polícia Administrativa”. Com um efetivo de 500 homens bem preparados atuam constantemente e profissionalmente no município. A instituição tem como princípio básico zelar bem de todos os moradores da cidade e também garantir a segurança e a integridade de pessoas que visitam a cidade constantemente. Sabemos que o bem maior é a vida e integridade do cidadão de Aparecida de Goiânia e de outros que ,ali passam, seguindo este princípio do bem maior que é a vida a GCM cuida muito bem e está sempre pronta para servir e proteger a sociedade de Aparecida de Goiânia.
A GCM-AP mantém estrategicamente na cidade cinco regionais responsáveis pelo serviço de policiamento comunitário, patrulhamento preventivo em ruas e parques, apoio em unidades escolares e órgãos públicos. Cada unidade de regional fica responsável por uma determinada área de atuação onde desenvolve um excelente trabalho de proteção ao cidadão e aos órgãos públicos. Onde sendo acionada pelo cidadão chega há poucos minutos ao local para atender o cidadão. Além das regionais a Guarda Civil de Aparecida conta também com o grupo de Romu (Rondas Ostensivas Municipal) que desenvolve um serviço de patrulhamento preventivo e ostensivo pelas ruas da cidade.
Esta, tão nova instituição policial goza de profissionais capacitados que passaram por treinamentos em instituições policiais e foram formados em academias de policias e centro de formações de guardas civis bem como: centro de formação de Aparecida e da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia.
Com a nova lei 13.022/2014 que regulamentou as Guardas Municipais de todo o país e deu autonomia para desenvolver o serviço policial sem a interferência de terceiros. A guarda civil de aparecida passou a ter definitivamente o porte de arma para seus integrantes onde poderá desenvolver com mais eficiência o serviço em prol da sociedade. A GCM passou a contar também com o telefone gratuito 153 onde o cidadão poderá acionar a guarda civil que tem como missão servir e proteger o cidadão.
(Lelas da Silva Santana, historiador, pós-graduado em Docência do Ensino Superior e guarda civil metropolitano de Goiânia. Email [email protected] www.facebook.com/lorlelas.santana. Blog: lelascarcara.blogspot.com.br)