A decadência do futebol
Redação DM
Publicado em 10 de maio de 2016 às 21:33 | Atualizado há 10 anosA falência no Futebol Brasileiro é em função do que acontece hoje no país inteiro: a corrupção. Com meus 50 anos de jornalismo esportivo sinto saudade do futebol de antigamente, pois sabemos que no passado não tinha essa corrupção desenfreada do futebol, que existe não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Nosso País que já exportou inúmeros craques, hoje pode contar nos dedos os grandes jogadores brasileiros que estão lá fora. Temos um craque hoje no futebol mundial que está em terceiro lugar na escolha do melhor do mundo. Antes tínhamos quatro, cinco, seis jogadores disputando essa posição. Essa é a falência do futebol. Como pode, por exemplo, a CBF, o órgão mandatário do futebol brasileiro, ser protagonista de uma corrupção tamanha como presenciamos? Como acreditar num futebol onde o mandatário maior, a entidade maior do esporte, ao longo dos anos vivia em corrupção sugando dinheiro do esporte? Do futebol principalmente. Isso chegou à Fifa. Quem poderia imaginar que dirigentes da Fifa pudessem parar na cadeia por corrupção? Isso traz reflexo para nós que chega aonde? Chega aos clássicos, por exemplo, nos campeonatos. Não vamos voltar ao tempo, vamos aos campeonatos que tivemos agora em 2016, dentre os jogos que eu vi, nenhum me chamou a atenção e nem me deslumbrou tecnicamente, como em outros tempos. Vi sim jogadores medíocres, partidas medíocres, vi sim um Goiás chegar à frente da primeira fase do campeonato, muito mais em função da decadência dos seus adversários, que propriamente da valorização técnica de seu time. Eu nunca tinha visto um clássico tão sem graça como o Vila Nova e o Goiás, como eu vi esse ano e nos últimos anos. Essa é a falência do futebol e somada a falência do Brasil hoje, os tempos que virão serão piores. Enquanto as coisas não se ajeitarem no país e o restante dos corruptos ladrões, que estão no meio do futebol não for punido, nada vai mudar. Temos jogadores no Brasil hoje, que não conhecemos, não sabemos quem é, e de repente chega a, porque jogou dez anos na Europa, fora do país. Ainda assim a disputa financeira no futebol aumentou violentamente. A nossa moeda, o Real, hoje é disputado com dinheiro da China, do Oriente Médio, da Europa e dos EUA. O mundo inteiro busca jogador no Brasil, e a sobra que fica aqui, é esse futebol apagado, que eles estão apresentando. E mais, sem nenhum medo de errar, a cada ano que passar se as coisas não mudarem se não colocar o restante dos bandidos que roubam o futebol na cadeia, nós vamos ver o futebol amador, as peladas dos bairros, mas não vamos ao Serra Dourada que virará um elefante branco.
(Manoel Oliveira, deputado estadual pelo PSDB e cronista esportivo)