Economia

Walmart fechará 260 lojas, 60 delas no Brasil

Diário da Manhã

Publicado em 15 de janeiro de 2016 às 01:40 | Atualizado há 9 anos

NOVA YORK – A americana Walmart informou na sexta-feira que pretende fechar 269 lojas no mundo, 115 delas fora dos Estados Unidos. Ao todo, serão 16 mil empregos a menos. No Brasil, chegará a 60 o número de estabelecimentos encerrados pela multinacional, que representam 5% das vendas no mercado no país. O restante das filiais no exterior se concentram em outros países da América Latina. Com a medida, 16 mil postos de emprego serão extintos.

A previsão é de que os cortes sejam iniciados no fim do mês. O CEO da Walmart, Doug McMillon, tomou a decisão após avaliar o desempenho de 11,6 mil lojas de 72 bandeiras em 28 países.

— Nós investimos tempo considerável assessorando nossas lojas e não foi uma decisão fácil — afirmou McMillon. — Estamos apoiando os impactados com pagamento extre e apoio, e vamos tomas todas as medidas possíveis para ter certeza de que estão sendo bem tratados.

A Walmart Brasil informou também, em comunicado por e-mail, que Flavio Cotini, atual vice-presidente de Finanças, foi promovido a presidente e CEO da operação no Brasil. A mudança ocorre após a promoção do atual presidente, Guilherme Loureiro, que assume a presidência do Walmart no México e América Central. A troca passa a valer em 1º de fevereiro.

Das lojas fechadas em breve, além das 154 nos Estados Unidos, 102 correspondem às lojas menores, conhecidas como “Walmart Express”, abertas em 2011 para teste. A empresa advertiu que os lucros caíram 12% no ano fiscal que começa no próximo mês ao passo que aumenta o investimento em novas tendências da rede, como mercados de bairro, e-commerce e pedidos enviados para suas lojas para ser recolhidos pelos clientes em outro momento.

A medida acontece três meses após McMillon afirmar a investidores que a maior cadeia varejista do mundo iria rever sua estrutura, para tornar-se mais dinâmica. O objetivo é competir com o aumento da concorrência em todas as frentes, incluindo vendas pela Internet.

“Sem dúvida que nosso negócio adquiriu cresceu e expandiu”, disse McMillon em outubro para analistas. “Hoje, é mais importante do que nunca para avaliar nosso portfólio”, acrescentou.

Walmart tem cerca de 4,5 mil lojas nos Estados Unidos e 11 mil a nível mundial. Sua força de trabalho em todo o mundo atinge a casa dos 2,2 milhões (sendo 1,4 milhões nos Estados Unidos). Os estabelecimentos que serão fechados representam menos de 1% da receita da empresa.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias