Blogueiro brasileiro ajudou Wendell Lira a ganhar votação
Diário da Manhã
Publicado em 12 de janeiro de 2016 às 03:05 | Atualizado há 9 anosSÃO PAULO – Que o gol de Wendell Lira foi o mais bonito de 2015 os números da votação da Fifa já provaram. Mas como o desconhecido atacante brasileiro conseguiu conquistar 46,7% dos cerca de 1,6 milhão de votos, batendo Messi com 33,3%? Por trás desses números expressivos está o poder da internet brasileira e a criatividade tupiniquim. Foi através de uma campanha – quase de guerrilha – criada pelo blog Não Salvo, que Wendell conquistou boa parte de seu eleitorado na internet para vencer o Prêmio Puskas.
O blogueiro Mauricio Cid, que já esteve por trás do meme mundial #CALABOCAGALVÃO e do vídeo fake em que uma suposta TV estatal da Coreia do Norte noticiava que o país ganhara a Copa de 2014, dessa vez resolveu ajudar uma boa causa. Como sempre, a dica partiu de um fiel leitor de seu blog, que tem audiência diária entre 200 e 400 mil acesssos. No dia 30 de novembro, ele fez a convocação para seus leitores.
– Um leitor do Não Salvo viu que a Fifa estava fazendo a premiação dos gols mais bonitos e tinha um brasileiro sem clube nenhum. Avisou para mim e para o cara dos Desimpedidos (um canal sobre futebol no YouTube). Decidimos fazer uma campanha e deu certo: o Wendell entrou no top 3. Resolvi lançar o desafio aos meus leitores, mas, sinceramente, não estava acreditando muito. O post em que lancei a campanha teve mais de 1 milhão de cliques. O Não Salvo deve ter garantido pelo menos metade dos votos – estima Cid.
Para divulgar a campanha, o blogueiro usou suas redes sociais – no Facebook, tem mais de 3,7 milhões de curtidas, e, no Twitter, 693 mil seguidores – e fez uma transmissão ao vivo pelo YouTube durante a entrega do prêmio, que contou com 32 mil usuários on-line, para angariar os últimos votos. O agradecimento de Wendell veio através de mensagens pelo Instagram e o reconhecimento como propulsor da campanha foi parar no The New York Times.
– O terno que o Wendell estava usando na cerimônia era de um leitor que mandou fazer para ele, assim como os sapatos, que foram presentes de outro leitor. Quando ele estava na premiação, me mandou uma mensagem todo emocionado – conta Cid, que prepara um livro sobre a história do seu blog.