Três cidades goianas ainda não finalizaram o recadastramento biométrico
Redação DM
Publicado em 7 de janeiro de 2016 às 16:24 | Atualizado há 10 anos
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás está fazendo o recadastramento biométrico em 98 cidades do estado. Em Rio Verde, Jataí e Itumbiara os moradores têm de enfrentar até 3 horas de filas, pois a maioria dos eleitores resolveu procurar o cartório faltando menos de 2 meses para o fim do prazo.
Em Rio Verde, os pontos de cadastramento da biometria funcionam das 8h às 17h. O objetivo do TRE é cadastrar 800 pessoas por dia até 26 de fevereiro, data em que se encerra o trabalho na cidade, em Jataí e Itumbiara.
A maior dificuldade de efetuar o processo com rapidez é o fato de a população deixar para procurar os cartórios eleitorais somente na reta final do recadastramento. Nos primeiros meses de recadastramento havia no máximo 100 atendimentos por dia
Os moradores reclamam que há poucos funcionários disponíveis. Devido às festas de fim de ano, o efetivo foi reduzido e, segundo o TRE, deve ser normalizado já nesta quinta-feira (7).
O recadastramento biométrico serve para garantir a segurança e identidade do voto, segundo o TRE. Outros 26 municípios, como Goiânia e Região Metropolitana, já participam das eleições com o voto biométrico desde 2014.