Cotidiano

IPTU tem aumento de 10,71% em Fortaleza

Redação DM

Publicado em 6 de janeiro de 2016 às 13:36 | Atualizado há 10 anos

Edwirges Nogueira – Correspondente da Agência Brasil

Os donos de imóveis em Fortaleza vão pagar 10,71% a mais pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2016. O tributo começa a ser cobrado em fevereiro e a consulta aos valores pode ser feita a partir da próxima segunda-feira (11).

Segundo o secretário das Finanças, Fernando Marinho, o IPTU não sofreu reajuste real: os 10,71% a mais são de reposição da inflação, calculada com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E).

O pagamento da cota única oferece descontos de até 10%. É o caso de quem pagar até 5 de fevereiro. Quem optar pelo parcelamento pode quitar o tributo em até 11 vezes. Ao todo, 570 mil imóveis da capital cearense são tributados e 127 mil são isentos. A prefeitura espera arrecadar R$ 560 milhões.

Os valores arrecadados na cobrança do IPTU correspondem a 22% da receita do município, mas a inadimplência ainda é alta. Ficou, em média, em 30% no ano passado.

“A inadimplência gera encargos de mora pelo atraso e correção com juros de mora. Isso encarece o tributo, tira as vantagens do pagamento em dia e acaba onerando ainda mais o contribuinte. Claro que isso se submete à capacidade de pagamento de cada um, mas aquele que pode pagar tem vantagens”, disse o secretário.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia