As vantagens da implantação da norma ISO 9001:2000 para as empresas de pequeno porte em Goiás
Redação DM
Publicado em 26 de março de 2015 às 02:20 | Atualizado há 6 mesesMaycon Thales ,Especial para Opinião Pública
Resumo
Este artigo apresenta as vantagens da implantação da norma ISO 9001 para as empresas de pequeno porte em Goiás. Tem como objetivo apresentar esta importância, levantando os ganhos com a certificação da ISO 9001, analisando as dificuldades da implantação e buscando empresas que possuem esta certificação em Goiás identificando os ganhos das empresas após a implantação. Para a elaboração deste artigo, foram feitas pesquisas em livros, revistas e na internet, buscando sempre assuntos relacionados ao tema proposto. Este artigo mostrou o quanto e importante a implantação da ISO 9001 nas empresas
Palavras-chave: Implantação, ISO 9001; Certificação; Empresas.
Introdução
O tema deste artigo foi definido após a percepção da dificuldade das empresa de pequeno porte em perceber a importacia da norma ISO 9001 para a prosperidade do negocio nos dias atuais.
O ortigo foi desenvolvido através de pesquisas em livros, jornais, revistas, artigos, Internet e periódicos. Tratando de um assunto de grande relevância no mundo corporativo, a troca de informações com profissionais contribuiu bastante para o desenvolvimento do trabalho.
A implantação da norma ISO 9001 em empresas de pequeno porte em Goiás é um tema de estudo que deve realizado com bastante intensidade, devido ao seu grau de importância para a garantia de sobrevivência das empresas, uma vez que o processo de implantação é uma barreira que impõe grande dificuldade a ser vencida. Assim, o processo de implantação tende a ser sempre de difícil realização, qualquer que seja o tamanho e ramo da empresa. Considerando a cultura organizacional como fator primordial para compreensão do processo.
As empresas de medio e pequeno porte são as formas predominantes de empresa em todo o mundo. Elas ocupam uma parte tão grande de nossa paisagem econômica e social que nós sequer nos damos conta. Nas economias capitalistas, a maioria das empresas se inicia com as idéias, o empenho e o investimento de indivíduos empreendedores sem a preocupação com as formas de gestão em si.
No entanto, muitos estudos realizados sobre este assunto confirmam que o sucesso de grande parte das empresa está relacionado à qualidade de seus produtos ou serviços. Com isso trabalhando de forma para atender cada vez melhor o cliente, ajuda a perpetuar o negócio.
Neste artigo, serão apresentadas discussões para o desenvolvimento de um processo de implantação da norma ISO 9001 adequado à empresas de pequeno porte. Com base na Gestão da Qualidade será feito um estudo para indicar as melhores formas de se implantar a ISO 9001 nas empresa.
Empresa de Pequeno Porte
Segundo Coelho (2003), conceitua-se empresa como sendo atividade, cuja marca essencial é a obtenção de lucros com o oferecimento ao mercado de bens ou serviços, gerados estes mediante a organização dos fatores de produção (força de trabalho, matéria-prima, capital e tecnologia).
As empresas em suas atividades buscam a lucratividade e além disso a excelência no fornecimento ou serviços, isso ocorre quando há uma sintonia entre todas as partes da estrutura organizacional.
Segundo Teixeira (2003, p. 5) no Brasil não existe um conceito unívoco para as pequenas e médias empresas, podendo-se identificar pelo menos três critérios quantitativos de classificação das empresas por porte, adotados por instituições oficiais e/ou bancos de investimento e fomento:
1) Porte segundo o número de empregados;
2) Porte segundo a Receita Operacional Bruta Anual (em R$);
3) Porte segundo o Faturamento Bruto Anual (em R$).
Existe no Brasil uma classificação sobre o porte da empresa, na qual é envolvida a estrutura física e sua receita anual. É utilizada essa classificação tanto para tributos ou créditos que a empresa necessite. Independente do porte há uma preocupação com a qualidade de bens ou serviços que são oferecidos, sendo um fator preponderante para o sucesso da empresa.
As micro e pequenas empresas representam um parte muito importante no contexto econômico brasileiro. Segundo o site da Seplan (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Goiás), no Brasil são mais de 5 milhões de micro e pequenas empresas, só em Goiás são mais de 129 mil, o que representa 72% do cenário empresarial goiano.
Ainda, segundo a Seplan, em Goiás, 59 % dos empregos são gerados pelas micro e pequenas empresas formais e semi-informais, 42 % dos salários são pagos pelas Micro e pequenas empresas, 61% dos salários, se somados à empresas informais. Com isso, pode-se perceber a importância dessas empresas no contexto sócio econômico estadual e nacional.
Apesar de sua importância, existe o lado ruim para as micro e pequenas empresas, pois apesar dessa participação intensa na atividade econômica, segundo a Seplan o país concorre com dois fatores alarmantes, de um lado é a informalidade que no caso das MPE´s corresponde a mais de 50% e o outro é o da mortalidade que também supera o índice de 50%.
É preciso o governo desenvolver um trabalho para trazer as empresas para a formalidade e ao mesmo tempo evitar a mortalidade. Através de programas de profissionalização da gestão das empresas e de programas voltados para a qualidade, como é o caso da implantação da ISO 9001:2000.
Tal implantação não evita em 100% a mortalidade das empresas, mas se torna um diferencial competitivo, pois assegura que seus produtos ou serviços sobressaiam da maioria, proporcionando aumento nas vendas. Trabalhando com a ISO 9000 é possível reduzir custos, através do melhoramento continuo dos processos.
A concorrência e o alto custo está diretamente ligados com a mortalidade das empresas. Segundo o Sebrae, concorrência e custo elevados representam juntos cerca de 15% das causas de mortalidade nas empresas.
Norma ISO 9001:2000
De acordo com Valls (2004), a ISO é a organização com maior capacidade na emissão de normas internacionais de âmbito global, alcançando hoje 148 países. Foi criada oficialmente no dia 23 de fevereiro de 1947 com o objetivo de facilitar a coordenação internacional e a unificação de padrões técnicos.
A Normalização NBR ISO 9001 está introduzida à denominada família ISO 9000. Esse conjunto de normas está ligado à qualidade, em seus mais variados aspectos e aplicações. A ISO 9001:2000 está focada na eficiência do sistema de gestão da qualidade para que assim os clientes sejam conhecidos e atendidos, quanto aos seus requisitos.
A norma ISO 9001 trata-se dos fundamentos da gestão da qualidade. Segundo Parente Filho (1991), derivam-se, da qualidade, os princípios da competitividade e sobrevivência da organização. Esse conceito mostra o quanto é importante que as empresas trabalhem focadas em promover e desenvolver uma gestão de qualidade bem estruturada.
Ao longo do tempo essa norma sofreu evoluções importantes e necessárias para sua melhoria. Na revisão 2000 da NBR ISO 9001, como aponta Zacharias, essa norma ganhou alguns aspectos e características que explica mais claramente alguns itens básicos, são eles:
– Satisfação do cliente: traduz que um sistema da qualidade só será eficaz se assegurar a plena satisfação do cliente;
– Melhoria contínua: a organização é convidada a demonstrar que tem processos para a melhoria contínua da eficácia do seu sistema de gestão da qualidade;
– Processo: direciona as empresas para uma visão correta das suas atividades, abolindo o conceito departamentalista (2001, p. 47).
Essa norma vem evoluindo e se transformando para que assim, sua implantação e manutenção possa se tornar cada vez mais simples e os processos cada vez mais aprimorados. Esses tipos de mudanças visam facilitar a implantação nos mais variados tipos de empresas. Para isso, basta seguir os passos que determina a norma. De acordo com a MB Consultoria, em seu texto sobre NBR ISO 9001:2000, “A organização deve estabelecer, documentar, implementar e manter um sistema de gestão da qualidade e melhorar continuamente a sua eficácia, de acordo com os requisitos desta Norma.” Ainda segundo a MB Consultoria, para uma implantação eficiente da ISSO 9001, as organizações devem:
- Identificar os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade e sua aplicação por toda a organização;
- Determinar a seqüência e a interação desses processos;
- Determinar critérios e métodos necessários para assegurar que a operação e o controle desses processos sejam eficazes;
- Assegurar a disponibilidade de recursos e informações necessárias para apoiar à operação e o monitoramento desses processos;
- Monitorar, medir e analisar esses processos; e
- Implementar as ações necessárias para atingir os resultados planejados e a melhoria contínua desses processos.
Todos esses critérios e passos são executados pelos diversos níveis da empresa, abrangendo todos os colaboradores envolvidos nos processos. No entanto, uma boa implantação depende do comprometimento e dedicação da direção da empresa, onde segundo a MB Consultoria alta Direção deve fornecer evidência de seu comprometimento com o desenvolvimento e a implementação do sistema de gestão da qualidade e com a melhoraria contínua de sua eficácia mediante:
- A comunicação à organização da importância em atender aos requisitos dos clientes, como também aos requisitos regulamentares e estatutários;
- Estabelecimento da política da qualidade;
- A garantia de que são estabelecidos os objetivos da qualidade;
- A condução de análises críticas pela alta Direção; e
- A garantia da disponibilidade de recursos.
E valido lembrar que a Normalização da ISO 9001, não e exclusividade para grandes empresas, ela também pode e deve ser implantada em empresa de pequeno e médio porte e também em micro empresas.
Implantação da
Norma ISO 9001:2000
Segundo Jordão (2009), a norma NBR ISO 9001 é aplicável a qualquer produto, a qualquer tipo de serviço e a qualquer tamanho de organização.
Com isso, Jordão mostra que não pode-se pensar em não implantar tal norma, tomando como desculpa o tamanho ou o ramo de atividade da empresa, já que é aplicavel a todos os tipos de empresas. Para a implantação é necessario acima de tudo da capacidade e da boa vontade da direção da empresa.
Ainda de acordo com Jordão (2009), para implantar a norma ISO 9001, a empresa precisa primeiro dizer o que faz, depois, fazer o que disse que faz. Para isso, escreve-se as atividades da forma que são realizadas e posteriormente verifica-se se todos fazem da forma que está escrito. Caso contrário, revisa-se a documentação ou treina-se as pessoas a fazerem como está escrito. Assim, depois de um ciclo de verificações e melhorias, todos farão como está escrito. Obtem-se, então, uma padronização da forma de se realizar os processos.
Com tudo, para que isso aconteça é necessario a jumção de esforços da diretoria com os demais gestores da empresa, para que todos os colaboradores passem a ter comprometimento e comessem a agir de forma padronizada. É valido lembrar que, a qualidade dos serviços ou produtos depende muito do nivel operacional e esses devem ser mais incentivados a terem um comprometimento maior com a implantação desta norma.
De acordo com o site www.certificacaoiso.com.br, o processo de implementação ISO 9001 pode durar de alguns meses a até dois anos ou mais, dependendo do tamanho da empresa e do grau de envolvimento da direção. Cabe a uma consultoria todo o processo de implementação e pré-auditoria. Já o processo de certificação cabe a organismos de certificação independentes, como a Fundação Carlos Alberto Vanzolini e o Bureau Veritas Quality International, por exemplo.
O processo de implantação da norma ISO 9001, dependendo do tipo de organização e complexidade dos processos pode levar alguns anos, no entanto não cabe a empresa e seus diretores dizer se está pronto ou não, esse processo depende de auditorias de empresa competentes.
Segundo a BSI Brasil (2001), a ISO 9001 sugere que a aplicação e a gestão de um sistema de processos seja uma forma efetiva de garantir uma boa gestão da qualidade. Para adotar esta “abordagem de processo”, a ISO 9001 inclui uma metodologia PDCA (“Planejar-Fazer-Checar-Agir”) que pode ser aplicada a todos os processos e que pode ser brevemente descrita como segue:
- Planejar: estabelecer os objetivos e processos necessários para gerar resultados de acordo com os requisitos dos clientes e com as políticas da organização.
- Fazer: implementar os processos.
- Verificar: monitorar e medir os processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos para o produto e relatar os resultados.
- Agir: tomar ações para melhorar continuamente a desempenho dos processos.
Este modelo mostra o ciclo do sistema de melhoria continua, desde sua entrata, passando pelas diversas áreas da empresa até sua saída. Pode-se observar o quanto o cliente e importante em um processo de gestão da qualidade. Ele deve ser ouvido em todas as etapas do processo, pois o produto final é destinado a ele.
Benefícios da Norma ISO 9001
Os benefícios da implantação da norma ISO 9001 para uma empresa são inúmeros. O principal deles é o reconhecimento, o diferencial que a empresa passa a ter mediante a seus clientes.
Segundo o site www.certificacaoiso.com.br, conquistar a certificação representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho, pois a ISO 9001 assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores. Além disso, possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processo e a redução de custos.
Esses benefícios mencionados, proporcionados pela implantação da ISO 9001, são buscados o tempo todo pelas empresas e são fornecidos de forma automática após a implantação.
Hoje ainda existem mercados que não se preocupam com tanto se a empresa e certificada ou não. A grande maioria, hoje, já tem esse preocupação que passa a ser uma exigência do mercado. No entanto os ganhos com a implantação e certificação são maiores que a exigência do mercado.
Segundo Rodrigues (2008), o ganho com a certificação, sendo ela ou não uma exigência do mercado, não deve ser visto especificamente como um incremento no faturamento da empresa. Isso pode até ocorrer pelo aumento da credibilidade da empresa junto aos clientes potenciais e de carteira, mas o ganho real mesmo é na melhoria dos processos, na diminuição de refugos, retrabalhos, etc… Esse ganho nem sempre é contabilizado, o que é um erro.
Uma das grandes vantagens da certificação, conforme citado acima é a melhoria dos processos. Isso ajuda a empresas de pequeno porte a concorrer com empresas maiores, através da redução de custos com a diminuição de retrabalhas, de perdas, com a otimização dos processos, podendo com isso, ter um preço mais competitivo no mercado.
Alem disso, segundo a Revista Goiás Industrial (Abril, 2010), os benefícios abrange também três setores – os fornecedores, as industrias e o setor publico. Com isso, pode-se perceber que os ganhos com a implantação da norma ISO 9001, abrange vários setores da economia.
A ISO 9001 em Goiás
Apesar da certificação aumentar a competitividade das empresas, hoje em Goiás, que está se tornado um grande pólo Empresarial, existem poucas empresas certificadas, conforme o quadro abaixo.
Conforme apresentado na tabela acima, o estado de Goias apresenta um numero muito baixo de empresas certificadas se comparado a Minas Gerais, Rio de Janeiro e principalmente São Paulo.
São varios os casos de sucesso de empresas localizadas no estado de Goiás que obtiveram sucesso com a implantação de sitemas da qualidade com base na norma ISO 9001. De acodo com a revista Goiás Industrial (Março, 2010), empresas como a Cosplastic, fabricante de embalagens plásticas flexíviveis e a DEC Brasil, fabricante de tanques em aço inox, obtiveram resultados incriveis, permitindo maior controle e padronização da qualidade dos produtos.
Algumas empresas perceberam a necessidade e a importancia da implantação de um sistema de gestão da qualidade, como e o caso da Cooperativa Mista de Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), onde de acordo com a revista Goiás Industrial (Março, 2010), o processo de certificação ocorreu a pouco mais de cinco meses, e os Gestores possuem grandes expectativas de melhoria.
As empresas em Goiás buscam constantimente a melhoria do seu processo produtivo para que possam concorrer de igual para igual com empresas de São Paulo, Rio ou Minas e um sistema de gestão de qualidade pode ser o primeiro passo para essa igualdade.
Importância e Ganhos com a Implantação da ISO 9000
Segundo Correa (2003), a opção por investir na certificação para a qualidade por meio das Normas ISO série 9000, inicialmente enfocada no ganho particular de cada empresa certificada, mostrou-se de grande relevância setorial e regional quando observados seus resultados tanto do ponto de vista da competição quanto, mais além, das parcerias e do desenvolvimento.
Isso se torna de grande importancia, quando as empresas procuram um constante crescimento, tornando-a competitiva.
Ainda segundo Correa (2003), após a implantação da ISO 9000, a competição, que inicialmente era entendida como dentro de um mercado bastante restrito e local, foi ampliada pelas oportunidades surgidas em outros mercados da região. As empresas com sede em Goiânia têm se sentido relativamente à vontade para atuar juntamente com as suas competidoras no mercado do Distrito Federal.
Tal competição, por partte de quem já está certificado, é vista com estimulante para continuarem com a certificação.
Correa diz ainda, que nas parcerias os ganhos têm se mostrado satisfatórios. A diminuição dos custos das atividades tem sido conseguida pelo aproveitamento de estruturas e de métodos que foram implantados e que se mantém à disposição para a ampliação do atendimento. Atualmente a formação de especialistas permite duplicar os processos com custos e esforços menores. As mpresas certificadas servem de modelo para quem está no mercado observando e tornam-se também parceiras quando da adesão de novos interessados.
Está parceria entre empresas da mesma região, melhora significativamente o conceito de qualidade para as empresas em Goiás, extinguindo o conceito preconcebido de que em Goiás não tem empresas capacitadas para concorrer com as de fora.
Isso nos mostra que a implantação da ISO 9000 em empresas de pequeno porte, é de extrema importância, trazendo ganhos significativos para o estado e para as empresas em si.
Conclusão
Pode-se considerar que o estudo possibilitou a compreensão da dinâmica do processo de implantação da ISO 9001:2000. Se, por um lado, permitiu questionar a idéia pré-concebida sobre as dificuldades de implantação, colocando-a como impossivel para as pequenas empresas, por outro, tornou-se evidente que todos os setores empresariais, pequenos ou não pode ter sua continuidade assegurada conduzido um processo de implantação bem planejado, assim como tornar todos os processos da empresa profissionais e dinâmicos.
Com a implementação de ferramentas da Gestão da Qualidade e demais procedimentos, em todas as áreas, a empresa poderá usufruir de todos os benefícios que esse estilo de gestão traz, criando um ambiente onde todos os funcionários se sentem motivados, além de possibilitar um meio de disponibilizar e compartilhar todos os conhecimentos de forma pratica, tornando a rotina mais fácil e acessível a todos que vierem a fazer parte do capital humano da empresa, e consequentemente, ao crescimento próspero da mesma.
Foi possível compreender que a implantação da ISO ocorrida num processo gradual e planejado, juntamente com a profissionalização de toda a cadeia, permite que os colaboradores sejam adequadamente capacitados e adquiram os conhecimentos necessarios do ramo do negócio. Tornando-se um importante instrumento que deve ser colocado em pratica dentro das empresas em Goiás, para assim, alavancar o desenvolvimento das empresas e do estado .
Referências
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(Maycon Thales, tec. em mecânica, administrador, MBA em gestão e engenharia de produção– [email protected])