Cotidiano

Saiba o que se pode fazer para trocar aquele presente que você não gostou

Redação DM

Publicado em 24 de dezembro de 2015 às 11:16 | Atualizado há 10 anos

Época de natal é o tempo de ganhar presentes. É importante que o presenteador tome sua responsabilidade ao realizar uma compra. Uma das dúvidas que muita gente tem, é o que fazer quando se ganha uma camisa no tamanho errado ou o que fazer com o livro que não agradou muito.

A garantia dos direitos de troca dos cidadãos é vem do Código de Defesa do Consumidor, desde que a reclamação seja efetuada em até 30 dias para produtos perecíveis, como flores, alimentos e bebidas, e de 90 dias para produtos duráveis, como eletrônicos.

A empresa tem um prazo de até 30 dias para resolver o problema após a reclamação feita pelo consumidor. Em caso de não resolução, o consumidor pode trocar o item por um equivalente, ter a devolução integral do custo do produto ou mesmo optar por desconto proporcional ao preço.

Para o processo, o cliente precisa ter em mãos a nota fiscal ou recibo de compra e a etiqueta do produto; e em caso de negação de seus direitos, pode-se acionar órgãos de defesa do consumidor.

Caso o presente não agrade por outros motivos que não sejam defeitos no produto, vai depender da política de trocas que cada empresa possui; por isto, na hora de comprar o presente, deve-se ficar atento para as possibilidades de troca para evitar possíveis transtornos a quem ganha o presente.

No caso de compras feitas em outro Estado, a responsabilidade também é do comprador quanto à verificação da existência de filiais para uma maior facilidade de troca.

Compras feitas pela internet possuem regras diferentes. Fora de uma loja física, o cliente pode desistir da compra em até 7 dias, e o produto pode ser devolvido mesmo sem defeitos. Em sites do exterior, o consumidor não possui direitos pela lei brasileira e cada país possui seu próprio código para o consumidor, então é importante saber como e quando podem ser feitos os processos de troca ou devolução no país de compra.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia