Trabalho Escravo: 936 pessoas salvas através de ações
Redação DM
Publicado em 29 de dezembro de 2015 às 11:08 | Atualizado há 10 anosAções contra o trabalho escravo no Brasil, desde janeiro até 17 de dezembro já resgataram mais de 930 pessoas que estavam sujeitas a condições impróprias e semelhantes à escravidão. Os dados são oferecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego, sistematizados a partir das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego e do trabalho dos fiscais do Grupo Especial de Fiscalização Móvel.
Entre as datas citadas acima, forma realizadas 125 operações, sendo fiscalizados 229 estabelecimentos das áreas rural e urbana, o que gerou um alcance de 6.826 trabalhadores. As ações feitas resultaram ainda na formalização de 748 contratos de trabalho, com pagamento de indenizações que somam cerca de R$ 2.624 milhões para os trabalhadores.
Houveram também emissões de 160 Carteiras de Trabalho e Previdência Social para as vítimas. De Guias de Seguro-Desemprego do Trabalhador Resgatado foram emitidas 634; este é um benefício que dá a quem recebe, um pagamento de três parcelas com o valor de um salário mínimo cada uma.
Pessoas do sexo masculino são o principal perfil das vítimas exploradas, em sua maioria jovens com baixa escolaridade.