Opinião

Hugo recebe 12 comitivas em um ano

Redação DM

Publicado em 6 de março de 2016 às 23:41 | Atualizado há 9 anos

 

Neste sábado, 5 de março, completou um ano que o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) recebeu as primeiras comitivas formadas por gestores de outros estados, que estiveram na unidade hospitalar para conhecer como funciona a administração de um hospital público por organização social, no caso o Instituto de Gestão em Saúde Gerir, e os resultados deste trabalho. Os grupos eram formados por representantes dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, entre eles seus respectivos governadores, Pedro Taques e Reinaldo Azambuja.

De lá para cá, estiveram no Hugo 12 comitivas, oriundas de nove estados – Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe –, além do Distrito Federal. A visita mais recente foi de um grupo do Ceará, no último dia 26, que contou com a presença do governador Camilo Santana, do procurador-geral de Justiça do Estado, Juvêncio Viana; do presidente do Tribunal de Contas do Ceará, Edilberto Lima; do secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi; do secretário de Educação, Maurício Holanda; e do procurador do Ministério Público, Plácido Rios.

Camilo Santana, assessores do seu governo e outras autoridades do Ceará percorreram as principais alas do Hugo – incluindo emergência, enfermarias e central de hotelaria hospitalar –, acompanhados por técnicos e gestores do Hugo e superintendentes do Gerir; entre eles os diretores Geral e Técnico do hospital, respectivamente, Ciro Ricardo Pires de Castro e Ricardo Furtado Mendonça;representantes do Gerir, além do secretário de Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, e membros de sua equipe.

O governador cearense ficou impressionado com o que viu no Hugo, elogiou o hospital e o sistema de gestão adotado em Goiás. “A Saúde hoje é um dos grandes desafios dos Estados e acho que Goiás está construindo um modelo de sucesso e oferendo um atendimento de qualidade à população 100% público. O Hugo é uma prova disso. Vamos levar esse modelo, esse exemplo, como experiência para o Ceará”, afirmou. “Acho que esse é um modelo de sucesso, de resultado, de eficiência e de qualidade no atendimento”, completou.

Diretor Geral do Hugo, Ciro Castro acredita que estas visitas atestam a qualidade do atendimento prestado no único hospital de Goiás que compõe o programa do governo federal SOS Emergência. “Os representantes destes estados vislumbraram no Hugo o sucesso da gestão compartilhada entre o governo e as organizações sociais”, explica. “A melhoria é visível, basta comparar o antes e o depois. Além disso, o resultado da pesquisa de satisfação realizada em 2015 comprova os resultados positivos”, completa.

Pesquisa de satisfação realizada entre usuários em 2015 aponta que nas enfermarias, a qualidade de equipamentos, medicamentos e outros itens usados em exames e tratamentos recebeu aprovação de 98% dos pacientes entrevistados. A limpeza da unidade também foi reconhecida por 97% deles, considerando higiene física, enxoval hospitalar e coleta de resíduos. Já os familiares de internos emUnidades de Terapia Intensivas (UTIs) consideraram positivos o atendimento e atenção recebidos em 100% dos casos. A satisfação com a assistência e com as explicações que recebem sobre procedimentos e demais condutas realizadas foram aprovadas por 100%dos ouvidos.

Comitivas

A primeira comitiva de gestores de outros estados que veio a Goiás conhecer o sistema de gestão por OS ocorreu no dia 2 de fevereiro do ano passado e era formada por representantes de Alagoas. No total, segundo informa o cerimonial da SES-GO, 16 comitivas de onze estados, além do Distrito Federal, vieram conhecer o modelo adotado em Goiás. A iniciativa partiu dos visitantes, após ficarem sabendo dos resultados positivos da administração compartilhada de unidades públicas de saúde. “Já recebemos equipes do Distrito Federal e mais de 10 estados da federação, o que mostra que estamos no caminho certo. Oferecemos um atendimento de excelente qualidade, público e gratuito”, afirma o secretário Leonardo Vilela.

Hugo antes e depois da OS

Desde que assumiu a administração do Hugo, em maio de 2012, o Instituto Gerir iniciou um cronograma de melhorias que contemplaram os seguintes setores:

– Recepção Social: totalmente reestruturada foi climatizada e recebeu um moderno serviço de sonorização para facilitar a comunicação. Cadeiras confortáveis com revestimento especial, programação da TV aberta em televisores de LED e uma infraestrutura especial que propicia uma espera mais agradável. Os banheiros ficaram mais amplos e foram adaptados para receber portadores de necessidades especiais. A grande novidade do local foi a construção da área de pós-alta, criada para oferecer a estrutura necessária para os que aguardam o momento de voltar para casa.

– Novas enfermarias: um andar inteiro, anteriormente ocupado pelo setor administrativo, foi transformado em quartos de enfermaria e possibilitou a entrega de 70 novos leitos. Camas modernas e poltronas reclináveis estão disponíveis em todos os quartos, televisores de LED, piso antiderrapante e banheiros mais amplos e totalmente adaptados, completam a nova estrutura de internação.

– Enfermarias reestruturadas: as enfermarias do terceiro andar foram totalmente reformadas, o que possibilitou o acréscimo dos 69 leitos iniciais para os atuais 107. Os quartos também foram equipados com todos os itens de conforto e funcionalidade adotados pelo Gerir para o novo Hugo. Padronização que tornou todas as enfermarias mais acolhedoras e confortáveis.

– Capela ecumênica: o lado espiritual de pacientes, familiares e colaboradores também recebeu atenção durante a grande reforma pela qual o Hugo vem passando. Instalada no andar térreo, possui iluminação especial e fonte de água. Um ambiente calmo e silencioso que acolhe todos os credos.

Média mensal de atendimentos

Média mensal de internações

Média mensal de cirurgias

Leitos / Ano

Enfermarias

58 (incluindo um leito de hemodiálise)

Comitivas que visitaram o Hugo

Desde o dia 2 de fevereiro de 2015, 16 comitivas de 11 estados brasileiros, além do Distrito Federal, visitaram as unidades de saúde administradas por organizações sociais, entre elas o Hugo, Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), Hospital Geral de Goiânia (HGG) e Hospital de Doenças Tropicais (HDT)

– Alagoas: fevereiro de 2015

– Amazonas: janeiro de 2016

– Ceará: fevereiro de 2016

– Distrito Federal: abril, junho e dezembro de 2015

– Espírito Santo: setembro de 2015

– Maranhão: março de 2015

– Mato Grosso: março e maio de 2015

– Mato Grosso do Sul: março e maio de 2015

– Piauí: julho de 2015

– Sergipe: maio de 2015

– Rio de Janeiro: maio de 2015

– Rondônia: dezembro de 2015


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias