Esportes

Passaporte carimbado

Diário da Manhã

Publicado em 4 de março de 2016 às 03:18 | Atualizado há 9 anos

Pode ter sido mais difícil do que o imaginado, ainda sem apresentar a evolução desejada, mas o Vila Nova venceu o Brasília por 1 a 0, no Serra Dourada, e garantiu classificação para a fase de oitavas de final da Copa Verde. O único gol do jogo foi marcado pelo atacante Frontini, já no segundo tempo.

Mesmo sem apresentar um grande futebol em termos ofensivos, o Tigre consolida cada vez mais sua consistência defensiva. Em uma sequências de quatro jogos no Serra Dourada – os outros três no Campeonato Goiano – o time colorado não foi vazado nenhuma vez. Por outro lado, todas as quatro vitórias do Vila Nova na temporada foram pelo placar mínimo (1 a 0), e em nenhum dos 10 jogos oficiais de 2016 o colorado marcou mais de um gol.

Com a classificação, o Vila Nova enfrenta a Luverdense. O primeiro jogo acontece já na próxima quinta-feira (10), no Estádio Serra Dourada. Antes disso, o Tigre vai à Catalão, no domingo (6), enfrentar o Crac, no Estádio Genervino da Fonseca, pelo Campeonato Goiano. O volante Robston, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, não joga.

 

O Jogo

O placar em branco favoreceria o Vila Nova, mas jogando em casa, o Tigre foi quem tentou tomar a iniciativa do jogo no Serra Dourada. O Brasília, que precisava do resultado positivo, pouco se atrevia no campo de ataque e se limitava a tentar explorar erros de saída de bola do time da casa.

Sem forçar muito, o Vila Nova rodava a bola, sem pressa, mas tinha bastante dificuldade de se livrar da marcação candanga. Em mais uma partida isolado no ataque, Frontini tentava sair da área para buscar o jogo, mas não se encontrava com os meias Zotti e Fernando Neto.

Se com a bola rolando estava difícil, o Tigre tentou abrir o placar na bola parada. Zotti cobrou falta da intermediária, buscando o ângulo de Arthur, que mandou para escanteio, aos 31 minutos. O goleiro do Brasília voltou a trabalhar aos 38 minutos. Frontini recebeu de Luiz Fernando, ficou cara a cara com o arqueiro, mas finalizou fraco, em cima de Arthur, desperdiçando a melhor chance do primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Tigre voltou com uma postura mais agressiva, organizando uma blitz nos primeiros minutos. Aos 7 minutos, Frontini chutou prensado e Arthur teve que tirar para escanteio novamente.

Buscando mais velocidade no ataque, Rogério Mancini trocou Fernando Neto por Dudu. O prata da casa teve boa chance de abrir o placar, aos 14 minutos. O meia aproveitou bola mal afastada e tentou de bico, colocando Arthur para trabalhar mais uma vez.

Com o Tigre ainda engessado e o jogo chegando em um momento crucial, Mancini tentou dar mais dinâmica ao meio de campo, lançando Victor Bolt no lugar de Luiz Fernando. Deu certo. O volante carregou pela intermediária e tentou o passe para Frontini. A bola foi fraca, parecendo que não chegaria, mas o zagueiro André falhou e o artilheiro do Tigre não perdoou, emendando uma bomba de direita, estufando, finalmente, a rede do goleiro Arthur.

Com o gol, o Brasília teve que definitivamente se lançar ao ataque. Tentando buscar um contra-ataque para matar a partida, Mancini colocou o rápido Wendell Lira, no lugar de Zotti, que já aparentava cansaço, deixando espaços na marcação do meio de campo.

Nos acréscimos, o Vila Nova ainda desperdiçou duas chances claras para acabar com a sina do gol solitário. Na segunda delas, Frontini pegou a sobra e chutou forte, mas a bola passou raspando a trave e saiu.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias