Internacional

Portugal notificará mais de 4.500 estrangeiros: brasileiros são os mais afetados

DM Redação

Publicado em 4 de maio de 2025 às 15:20 | Atualizado há 1 dia

O Governo de Portugal notificará 4.574 estrangeiros em situação irregular para que deixem o país. A informação foi divulgada pelo Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, durante uma entrevista coletiva realizada neste sábado. De acordo com o ministro, estima-se que, em breve, cerca de 18 mil pessoas receberão notificações semelhantes.

Os estrangeiros terão um prazo de 20 dias, a partir do envio da notificação, para deixar Portugal. Caso não cumpram a exigência, o governo português poderá proceder com a expulsão dos indivíduos.

Essa ação deve afetar especialmente os brasileiros, que nos últimos anos têm sido parte significativa de uma onda migratória que levou muitos a tentar a vida no país europeu. Em 2024, 1.470 brasileiros tiveram a entrada negada em Portugal, um aumento de 721% em relação ao ano anterior, quando foram registradas 179 recusas. As informações constam no Relatório Anual de Segurança Interna, divulgado pelo governo português.

O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de recusas de entrada em Portugal. Na sequência, estão Angola, com 274 negativas, e o Reino Unido, com 108. Outros países, como os Estados Unidos (63) e a Venezuela (58), também figuram entre as dez nacionalidades com mais recusas.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias