DMAutos

Nova Bee MiniTrail elétrica foca o Agro e demais atividades do interior do Brasil

Redação DM

Publicado em 6 de maio de 2025 às 08:50 | Atualizado há 10 horas

 A Bee lança a MiniTrail elétrica, modelo 100% preparado para enfrentar terrenos acidentados e fora de estrada. Com essa novidade a Bee, que desde 2019 investe na micro mobilidade elétrica, quer alcançar mais de 30% de crescimento em 2025 e atingir os R$ 50 milhões de faturamento bruto. A marca se consolidou em 2024 no eixo Rio-São Paulo e avançou em suas operações na Europa – Portugal e Espanha.

Com quatro modelos em seu portfólio, a estratégia da Bee é diversificar seus autopropelidos para assim atingir os diferentes perfis de público existentes no Brasil. “Nos preocupamos em lançar modelos bem singulares e com propostas de uso distintas. Minitrail traz o que o mercado agro e de todo o interior do país precisavam para dar o passo importante na adoção da micromobilidade”, destaca o CEO da Bee, Bernardo Omar.

A novidade da Bee traz a robustez necessária que o chão de terra e cascalho requisitam, sem esquecer da praticidade e o design. Com autonomia de até 55 Km, peso de 55,2 quilos, – já com a bateria, que pesa 7,2 quilos –, capacidade de levar até 180 quilos e duplo amortecedor traseiro.

A MiniTrail é fruto de mais uma parceria da Bee com a Keeway, montadora chinesa adquirida pela gigante Geely, proprietário de marcas, como Volvo e Lotus. A montadora, que já teve fábrica no Brasil, retorna ao País respondendo pelo chassi, conjunto mecânico e motor. Para Bernardo Omar essa união se tornou essencial porque conecta duas empresas com vocação para a inovação. “Somos uma empresa movida pela vontade de fazer diferente e melhor e assim também é a Keeway”, comenta.

A chegada da MiniTrail representa para a Bee a perspectiva de abertura de novas lojas pelo interior do País. Hoje, a empresa está presente com lojas físicas nos estados do Rio de Janeiro – 6 lojas – e São Paulo – 2 unidades. Além de uma unidade em Lisboa (Portugal). Todas geridas pela própria marca. Porém, os autopropelidos da Bee já chegam a todo o Brasil, por meio de compras online.

Dentro do seu plano de expansão, o CEO da Bee aponta o interior de São Paulo e a região Centro-Oeste como os grandes focos em um primeiro momento. “No entanto, como sempre fazemos, o objetivo é entender o mercado potencial e a partir disso definir onde teremos lojas físicas, para que o público tenha um contato mais próximo com as nossas Bee’s antes da compra. Vivemos em um país continental que tem variações de comportamento às vezes entre cidades do mesmo estado”, ressalta o CEO da Bee.

Esse novo passo de crescimento da Bee vem sendo conduzido pela XR Advisor, fundo de private equity, que vem analisando e propondo caminhos estratrégicos para o avanço da empresa. “Inovação é a palavra-chave da Bee. Esse mindset junto com a geração de experiências positivas para os clientes e um entendimento profundo dos anseios do mercado potencial é a fórmula do sucesso. Criar uma esteira de lançamentos é a base do crescimento geográfico da companhia”, comenta CEO da XR, Rodolfo Oliveira.

História

A Bee como marca de micromobilidade elétrica, tem seis anos de existência, mas começou há 25 anos atrás com a inauguração da Alanmotors, inicialmente uma concessionária da marca italiana Aprilia que, com o tempo, virou multimarcas e referência em scooters e vespas. A Bee atual iniciou com motor à combustão e foi a partir desse movimento, com o conhecimento adquirido na importação dos veículos e do entendimento sobre como personalizar aqui no Brasil, que o negócio da micro mobilidade iniciou.

“Entendemos o que fazia o brasileiro comprar uma motocicleta, seus comportamentos e hábitos. Com o tempo, entendemos como a micromobilidade se conectava com o estilo de vida e sustentabilidade e isso atendia o novo momento. Foi quando decidimos produzir nossas próprias Bee´s”, relembra Omar. Atualmente, segundo o CEO da Bee, seus autopropelidos oferecem melhor custo-benefício do mercado, durabilidade e um estilo de vida que o brasileiro gosta.

Bee MiniTrail – Ficha Técnica

Autonomia: até 45-55 kmVelocidade máxima: Limitada até 28-32km/h
(art. 2º, II, ‘d’ da Resolução CONTRAN nº 996/2023)
Peso com bateria: 55,2kg
Entre-eixos: 1.195mm
Comprimento: 1720mm
Bateria: Lítio Removível 48V 20Ah -Tempo de recarga de 06 a 07 horas
Capacidade de carga: até 180kg
Suspensão: Dianteira a óleo
Amortecedor: Traseiros Duplo
Pneu: Sem câmara
Aro: 14’em liga leve
Freios: A disco nas duas rodas
Motor: Bee Keeway 1000W
Sistema anti-furto com alarme
Botão Keyless para partida sem chave
Entrada USB
Retrovisores
Painel digital completo
Rodas e liga leve
Setas direcionais
Luz de freio
Chassi duplo
Pedaleiras Plataforma para condutor
Descanso lateral e central
* Autonomia nominal aferida em modo ECO, velocidade média de 25km/h e condutor de 75kg em piso liso, sem aclives.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias