Mabel destaca a importância do estilo Art Déco durante lançamento de concursos de redação e fotografia em homenagem aos 100 anos do movimento
Redação DM
Publicado em 20 de maio de 2025 às 08:00 | Atualizado há 10 horas
O prefeito Sandro Mabel lançou, na noite desta segunda-feira, 19, o edital do Concurso Fotográfico 100 Anos do Art Déco e do Concurso de Produção de Texto. As iniciativas integram as comemorações do centenário do movimento Art Déco, que influenciou a arquitetura, o design e as artes no mundo todo, com forte presença na capital goiana.
“É de grande importância esse movimento, porque as crianças, e mesmo os jovens, escutam falar muito pouco do Art Déco. Nós somos o segundo maior distrito do mundo em Art Déco e o pessoal não conhece tanto. Com isso, nós iremos divulgar e aprender a valorizar o Art Déco. Assim, a criançada vai aprender o que é esse movimento, nós vamos explicar de onde veio, como veio e porque é tão importante manter. Eu tenho certeza absoluta que isso vai dar uma renovada em toda essa geração”, disse o prefeito.
Ainda durante o discurso, Mabel anunciou que o Tribunal de Justiça de Goiás irá construir um novo prédio, com a arquitetura totalmente voltada para o estilo Art Déco. “O Tribunal de Justiça vai fazer um novo prédio no estilo Art Déco, celebrando os 100 anos do movimento. Isso vai fazer com que a nossa cidade possa entrar cada vez mais na rota do turismo”, concluiu Mabel.
A iniciativa dos concursos é das secretarias municipais de Cultura e de Educação, em parceria com a Elysium Sociedade Cultural e demais órgãos da gestão municipal. O concurso fotográfico “100 Anos do Art Déco” selecionará imagens que retratem elementos ou influências do estilo em Goiânia. Já o concurso de produção textual envolverá estudantes da Rede Municipal de Ensino, com o tema “A influência da art déco na identidade cultural de Goiânia”.
A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, falou da valorização do movimento. “Em um momento tão simbólico como esse, precisamos valorizar não apenas o que estamos construindo para o futuro dos nossos estudantes, mas também aquilo que nos trouxe até aqui, as marcas que a nossa história deixou nas nossas ruas, nas nossas escolas e nos edifícios da nossa cidade E é neste cenário que celebramos o centenário do movimento Art Déco, um estilo artístico e arquitetônico que transformou Goiânia em um verdadeiro museu a céu aberto. O Art Déco representa mais do que um conjunto de formas geométricas ou estéticas sofisticadas. Ele é um símbolo de inovação, de ruptura com o passado e de um olhar ousado para a cultura”, destacou.
Giselle disse ainda que o movimento é um patrimônio cultural que pulsa a identidade e que precisa ser conhecido, reconhecido e valorizado pelas crianças e pelos jovens. “É por isso que a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia tem orgulho de lançar um concurso de produção textual sobre o Art Déco. Convidamos os estudantes da nossa rede a mergulharem na história da cidade com olhos curiosos e criativos. Queremos que nossas crianças e adolescentes se tornem pesquisadores e autores da própria cidade, resgatando memórias, reconhecendo formas e expressando sentimentos por meio de desenhos e da escrita”, concluiu a secretária.
O secretário municipal de Cultura, Uugton Batista da Silva, destacou a grandeza do movimento Art Déco de Goiânia, podendo se tornar o maior fora da França, onde nasceu. “Fotografia é uma primeira etapa. A segunda deve ser um filme, contando tudo sobre o Art Déco. É um jeito de a gente divulgar que Goiânia pode ser a maior força fora da França. Então, pela fotografia, nós vamos conseguir mandar essa mensagem para que todos vejam que Goiânia realmente é a capital do Art Déco”, destacou Uugton.
Barbosa Neto, membro do Comitê Organizador do Art Déco, destacou que Goiânia, desde o nascimento, trouxe o perfil de cidade irreverente, na escolha do modelo arquitetônico ligado ao Art Déco, pelo fundador Pedro Ludovico Teixeira. “Somos o maior patrimônio Art Déco do Brasil. Se somos o maior do mundo, eu não sei. Mas oficialmente, pelo dossiê aprovado pelo Instituto de Patrimônio Histórico, Goiânia tem o maior acervo do Brasil e da América Latina. E é isso que nós estamos celebrando. Não se faz 100 anos todo dia. E para nós é importante isso. Não só os prédios públicos, os prédios privados, não só a arte, não só a moda, mas o Art Déco permeia diversos segmentos da nossa cultura, da nossa gastronomia, da nossa cidade. E isso faz com que retrate para o Brasil e para o mundo o que é Goiânia”, pontuou Barbosa Neto.
Para a presidente da GoiâniaTur, Narcia Kelly, Goiânia tem motivos de sobra para celebrar os 100 anos do Art Déco. “Precisamos mostrar o que Goiânia tem de melhor para todo o povo goianiense. Isso está acontecendo com o concurso de fotografia e redação e também para os nossos turistas. Viva Goiânia, viva a nossa cultura, viva a nossa educação, viva os turistas que vêm aqui apreciar a nossa cidade, a nossa culinária, a nossa hospitalidade e essa cidade maravilhosa e com certeza o melhor que está por vir na liderança do prefeito do povo, Sandro Mabel”, afirmou a presidente.
Saiba mais sobre o Concurso Fotográfico
O edital do concurso “100 Anos do Art Déco” tem como objetivo selecionar até 30 fotografias que retratem obras, elementos ou influências visuais do estilo Art Déco. As imagens selecionadas irão compor uma exposição em local e data a serem divulgados e os autores receberão certificados de participação.
As inscrições já estão abertas e irão até o dia 4 de julho de 2025, por meio do site da Elysium Sociedade Cultural, no link: https://elysium.org.br/centenario-artdeco/.
Mais detalhes sobre o edital podem ser consultados em: https://goiania.go.gov.br/secult/art-deco/.
Saiba mais sobre o Concurso de Produção de Texto
A Secretaria Municipal de Educação (SME) apresentou o edital do Concurso de Produção de Texto, com o tema “A influência da art déco na identidade cultural de Goiânia”. A iniciativa visa envolver os estudantes da Rede Municipal de Ensino na valorização da arquitetura e do patrimônio histórico da cidade.
Todos os alunos da rede poderão participar da ação. As crianças da Educação Infantil farão produções artísticas em desenho, enquanto os demais estudantes desenvolverão textos autorais, em diferentes gêneros textuais, de acordo com a etapa de ensino. O link para inscrição será enviado diretamente às unidades escolares.
A premiação contempla:
1º lugar: bicicleta, troféu e certificado.
2º lugar: kit Piracanjuba, troféu e certificado.
3º lugar: troféu e certificado.
4º ao 10º colocados: medalha e certificado.
Patrimônio Art Déco em Goiânia
Goiânia abriga o maior conjunto arquitetônico Art Déco do Brasil e o segundo maior do mundo. Esse estilo artístico, surgido na Europa nos anos 1920, ficou marcado pelo uso de formas geométricas, linhas verticais e ornamentos abstratos, influenciando a arquitetura, moda, cinema, design de interiores e artes visuais.
Na década de 1940, o arquiteto e urbanista Atílio Corrêa Lima, responsável pelo projeto da nova capital de Goiás, trouxe de Paris referências diretas do Art Déco, que foram aplicadas à construção de diversos edifícios da cidade.
Atualmente, 22 dessas edificações estão tombadas como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), incluindo estruturas localizadas na Praça Cívica, como o Palácio das Esmeraldas, o Museu Pedro Ludovico, o Museu Zoroastro Artiaga e o Centro Cultural Marieta Telles, entre outros.
As ações da Prefeitura de Goiânia em celebração ao centenário do Art Déco reforçam o compromisso com a valorização da história, da arte e da cultura local, conectando passado e presente por meio da participação da população e, especialmente, dos estudantes da rede pública.