Economia

Mineradoras anunciam descoberta de um dos maiores depósitos de cobre em 30 anos

DM Online

Publicado em 21 de maio de 2025 às 21:30 | Atualizado há 13 horas

A mineradora Lundin Mining afirmou que a Vicuña Corp., uma joint venture formada com a BHP, descobriu um dos maiores depósitos de cobre em três décadas.
O anúncio foi feito após a empresa concluir a estimativa inicial do depósito de sulfeto e atualizar os recursos minerais do projeto Filo del Sol e as estimativas do projeto Josemaria, localizados entre Chile e Argentina.
Segundo a empresa, o território contém 12,8 milhões de toneladas de cobre medido e 25,1 milhões de toneladas inferidos, o que o coloca entre os dez maiores do mundo. A mina também tem quantidades significativas de ouro e prata.
De acordo com estimativas divulgadas pela Lundin, além da concentração de cobre, os projetos concentram 32 milhões de onças de ouro medido e 49 milhões de onças de ouro inferida, além de 659 milhões de onças de prata medida e 808 milhões de onças de prata inferidas.
Filo del Sol e Josemaría estão localizados na província de San Juan, na Argentina, mas uma parte do Filo del Sol se estende até a região chilena do Atacama. O primeiro depósito está em fase de exploração, enquanto o segundo se encontra em fase de pré-construção.
Segundo Jack Lundin, CEO da Lundin Mining, a descoberta é uma das mais significativas nos últimos 30 anos para o setor. “O recurso mineral inicial destacou o potencial para um dos projetos de cobre a céu aberto não desenvolvidos de mais alto teor do mundo, e um dos maiores recursos de ouro e prata globalmente”, disse.
A empresa ainda afirma que os projetos podem render anos de mineração, projeta a empresa. As perfurações continuam, e o tamanho estimado do depósito está aumentando, informou.
Conforme a empresa, as informações servirão de base para um relatório técnico integrado, previsto para o primeiro trimestre de 2026, que delineará o desenvolvimento do complexo de mineração. “Estamos ansiosos para avançar em Vicuña com nosso parceiro e gerar valor de longo prazo para nossos stakeholders”, afirmou Lundin.
A BHP e Lundin Mining compraram a Filo Corp. em um acordo de US$ 3 bilhões (R$ 17 bilhões) em 2024, para obter a propriedade dos projetos Filo del Sol e Josemaria.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias