Saúde

Policlínica de Quirinópolis reforça importância da higiene das mãos

Redação Diário da Manhã

Publicado em 26 de maio de 2025 às 08:59 | Atualizado há 3 dias

Divulgação
Divulgação

A Policlínica Estadual da Região Sudoeste – Quirinópolis promoveu uma ação em alusão ao Dia Mundial da Higiene das Mãos, celebrado anualmente em 5 de maio. A iniciativa, voltada aos colaboradores da unidade, teve como objetivo reforçar a importância da higienização correta das mãos como uma das principais medidas de prevenção contra infecções relacionadas à assistência à saúde.

Foi realizado o Diálogo Semanal de Segurança (DSS) em todos os setores da unidade, conduzido pela enfermeira Maria Heloisa Urias Soares, responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. A atividade destacou boas práticas, orientações sobre o uso adequado de luvas e a necessidade de seguir os cinco momentos para a higienização das mãos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A mensagem ‘Luvas, às vezes. Higiene das mãos, sempre’ reforça que, embora as luvas sejam indispensáveis em alguns procedimentos, elas nunca substituem a lavagem adequada das mãos. A higiene correta das mãos é uma prática simples, de baixo custo, mas com um impacto imenso na prevenção de infecções e na segurança do paciente”, destacou Maria Heloisa.

A campanha mundial de 2025 também chama atenção para o impacto ambiental do descarte de luvas, incentivando práticas conscientes e sustentáveis no ambiente hospitalar.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias