Cidades

Operação desarticula organização criminosa que sequestrava caminhoneiros na BR-153

Redação DM

Publicado em 6 de junho de 2025 às 18:11 | Atualizado há 22 horas

A Polícia Civil de Goiás desarticulou uma organização criminosa responsável por sequestros de caminhoneiros e roubo de cargas na BR-153. A ação, batizada de Operação Grão Seguro, foi deflagrada em junho de 2025, e resultou na prisão de sete indivíduos, suspeitos de integrar a quadrilha que atuava nos estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

Coordenada pela Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (DECAR), a operação cumpriu nove mandados de prisão preventiva e onze de busca e apreensão, com foco nas cidades de Itumbiara (GO), Uberlândia (MG) e municípios do interior de São Paulo.

As investigações, iniciadas em abril deste ano, revelaram que os criminosos abordavam caminhoneiros armados em trechos da BR-153, principalmente na região de Itumbiara. Após o ataque, as vítimas eram levadas para zonas de mata ou plantações, onde permaneciam em cárcere privado enquanto os assaltantes fugiam com os veículos e cargas.

A quadrilha atuava de forma organizada, utilizando veículos clonados e alterando placas dos caminhões para despistar a polícia. As cargas roubadas — principalmente soja e gérmen de milho  eram desviadas para receptadores em outros estados.

Entre os presos, há suspeitos com histórico de reincidência em crimes patrimoniais. Segundo o delegado titular da DECAR, a estrutura da quadrilha indica um esquema sofisticado e interestadual, com divisão de tarefas entre os integrantes.

Durante a ação, foram presos seis indivíduos em Goiás e um em São Paulo. Outros dois suspeitos seguem foragidos. A Polícia Civil mantém diligências para localizá-los e apura a participação de outros envolvidos.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias