49% dos deputados veem STF invadindo funções do Congresso
Redação Diário da Manhã
Publicado em 2 de julho de 2025 às 11:00 | Atualizado há 20 horas
Metade dos deputados federais (49%) considera que o Supremo Tribunal Federal (STF) sempre invade as competências do Congresso Nacional, segundo pesquisa da Quaest encomendada pela Genial Investimentos e divulgada em julho de 2025. Outros 28% afirmam que isso ocorre “às vezes”, 12% “raramente” e apenas 5% dizem que o STF “nunca” invade as competências do Legislativo. A pesquisa ouviu 203 deputados, cerca de 40% da Câmara, e tem margem de erro de 4,5 pontos percentuais.
Além disso, 68% dos parlamentares avaliam que o STF invade frequentemente as competências do Congresso, e 41% acreditam que o Congresso poderá aprovar o impeachment de ministros da Corte nos próximos anos. A percepção negativa sobre a atuação do STF cresceu, com 48% dos deputados avaliando o trabalho da Corte como negativo, enquanto apenas 27% têm avaliação positiva.
Essa tensão institucional reflete um momento de desgaste na relação entre os Poderes, com a maioria dos deputados considerando a relação entre governo e Congresso negativa (51%) e a atuação do STF como invasiva em temas legislativos.