Brasil

Ameaça de atentado fecha sede da OAB no Rio de Janeiro

Redação Diário da Manhã

Publicado em 3 de julho de 2025 às 08:54 | Atualizado há 12 horas

Reprodução
Reprodução

A presidente da seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Rio de Janeiro, Ana Tereza Basilio, determinou o fechamento da sede até as 12h desta quinta-feira (3) por orientação de autoridades da segurança pública.

Todas as atividades previstas no local no período da manhã foram canceladas. Segundo comunicado oficial da OAB, o motivo é uma ameaça de atentado relacionada a grupos extremistas. A entidade não informou como as ameaças foram feitas e quais são esses grupos.

“Estamos em contato direto com as autoridades de segurança pública, atentos aos fatos e às apurações, acompanhando tudo com muita cautela”, disse a presidente. “A segurança de advogados, advogadas, funcionários e de todos os que circulam diariamente pela sede da OAB é nossa prioridade”.

Entre os eventos que estavam marcados para a manhã desta quinta estava a posse da Comissão de Combate à Violência Racial, com apresentação do coral Villa Lobos.

No dia 27 de agosto de 1980, uma carta-bomba explodiu no sexto andar do Conselho Federal da OAB do Rio, no centro, por obra de grupos extremistas contrários à abertura política. A chefe da Secretaria da OAB, Lyda Monteiro da Silva, morreu vítima do atentado. Ela tinha 59 anos e trabalhava na ordem há quatro décadas.

Segundo a OAB, a explosão fez o andar do edifício tremer e arrebentou a mesa da secretária, conhecida como Dona Lyda. Ela morreu a caminho do Hospital Souza Aguiar, também na região central da cidade.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias