DMAutos

Renault Boreal não passará despercebido quando chegar as ruas no final do ano

Norton Luiz

Publicado em 11 de julho de 2025 às 07:55 | Atualizado há 9 horas

O inédito Renault Boreal é a aposta da marca francesa para encarar no mercado brasileiro os modelos Jeep Compass, Volkswagen Taos, Haval H6 e Corolla Cross. Seu visual imponente e de muito bom gosto não passará despercebido quando chegar às ruas. O novo SUV médio da Renault foi desenvolvido e terá produção brasileira para atender os mercados interno, das América Latina e do Norte, Turquia, Índia e Coreia do Sul. É, sem dúvida, o mais completo Renault já fabricado no Brasil.

Apresentado à imprensa especializada brasileira, em São Paulo, o Boreal será lançado oficialmente no último trimestre deste ano, prometendo revolucionar o segmento C-SUV. Seu preço não foi revelado, mas as apostas indicam valores entre R$ 200 mil e R$ 230 mil. O SUV Boreal, construído sobre a moderna plataforma RGMP, inaugurado com o Kardian, é um produto global que prioriza um visual sofisticado, interior refinado e muita tecnologia a bordo.

Uma das principais vantagens da plataforma RGMP é a arquitetura elétrica e eletrônica de última geração. Projetada para ser totalmente compatível com as regulamentações atuais e futuras, ela abre caminho para a integração de tecnologias embarcadas com forte valor agregado. O Renault Boreal é uma demonstração concreta desta estratégia, sendo o primeiro veículo da marca a oferecer o sistema de infoentretenimento Google Automotive Services fora da Europa.

Dimensões

O novo SUV da Renault mede 4,56 metros de comprimento, 1,84 de largura, 1,65 de altura e 2,70 metros de entre-eixos. Com essas medidas, ele é um pouco maior no comprimento do que seu irmão Duster e do que seus concorrentes Compass, com 4,40 metros, e Corolla Cross, com 4,46 metros. Sua proposta moderna tem como meta fortalecer a presença da Renault no segmento C nos mercados internacionais fora da Europa.

O Renault Boreal é um dos pilares centrais do plano estratégico International Game Plan 2024-2027 estabelecido pela fabricante para lançar oito novos produtos nos mercados internacionais, exceto a Europa. Os primeiros lançamentos foram dos novos Kardian, Duster e Grand Koleos. Portanto, o Boreal chega na quarta posição de lançamentos internacionais dos oito anunciados pela marca até 2027.

SUV família

Imponente e estiloso, o Renault Boreal nasce focado na família. À primeira vista, o inédito SUV marca presença com um capô alto e horizontal, a grade na cor da carroceria onde se destaca o logo “Nouvel’R” e a assinatura luminosa inédita, que é reconhecida logo de cara graças aos módulos de LED adicionais que recobrem e ampliam o veículo visualmente. A frente também se diferencia com os faróis de LED que se estendem até os para-lamas e os módulos adicionais, que reforçam a base visual do veículo.

As rodas de liga de 19’ polegadas chamam atenção e deixam o SUV à vontade para rodar tanto na cidade como na estrada. Deixam seu visual ainda mais atraente o teto biton contrastante na cor preta, detalhes em alumínio, teto panorâmico ou barras de teto. Assim como no design externo, o interior da cabine traz equipamentos sofisticados e materiais de qualidade superior, oferecendo um visual de muito bom gosto.

Cockpit

O cockpit do Boreal é disposto em torno de um painel de bordo inspirado no Renault 5 E-Tech elétrico e no Renault 4 E-Tech elétrico, com o painel duplo horizontal OpenR. O painel de instrumentos digital de 10 polegadas, à frente do motorista, exibe todas as informações relacionadas à condução. Tudo no interior oferece toque suave.

Logo ao lado se encontra a tela de 10 polegadas do sistema multimídia central, formando um layout tecnológico e fluido. Os controles estão distribuídos ergonomicamente. Por exemplo, a  alavanca da transmissão do tipo “e-shifter” é compacta, enquanto o volante multifunções forrado, sóbrio e elegante, traz botões metálicos retroiluminados.

Iluminação ambiente

O ambiente luminoso é totalmente personalizável graças à iluminação em LED de 48 cores. As transições da luz podem variar automaticamente em função do modo de condução selecionado por meio das configurações do sistema Multi-Sense, proporcionando uma imersão sensorial total. Os bancos dianteiros elétricos contam com memória de posição e massagem para o motorista.

Ainda no interior do SUV os espaços de armazenagem estão distribuídos de forma inteligente por toda a cabine, para satisfazer as necessidades diárias no uso em família: porta-objetos, console central fechado e refrigerado, duas portas USB-C na frente, carregador por indução. Para proporcionar ainda mais conforto, o Renault Boreal é equipado com ar-condicionado automático dual-zone.

Porta-malas

Na parte traseira, o banco 40/60 conta com apoio de braço central e um sistema Easy Break, que agiliza o rebatimento dos bancos. Os passageiros do banco traseiro também se beneficiam com as saídas de ar dedicadas e duas portas USB-C. O porta-malas é generoso, com um volume de carga de 586 litros e 1.279 litros com os bancos rebatidos. A menor altura da base do porta-malas facilita a utilização.

Baseado nos serviços embarcados do Google, o sistema multimídia OpenR Link está no coração desta estratégia. Por meio de uma interface unificada, o sistema permite um acesso simples e coerente com o uso que os clientes já fazem das ferramentas digitais. O Google Maps nativo é integrado e exibido nas duas telas, com informações sobre o trânsito em tempo real e atualizações automáticas.

Google Assistente

Por sua vez, o Google Assistente permite controlar o sistema de navegação, música, chamadas e até mesmo o ar-condicionado apenas por comando de voz, sem tirar os olhos do trajeto. Mais de 100 aplicativos tanto de desenvolvedores parceiros como em pré-estreia estão disponíveis no Google Play.

Na lista incluem ainda os onipresentes sistemas de navegação otimizados a exemplo do Waze, o melhor das rádios de todo o mundo com o Radioplayer for Renault, plataformas musicais de alta definição como o Amazon Music, o melhor das plataformas de vídeo em streaming como Prime Video ou HBO MAX, um game musical on-line único no mundo para todos os passageiros como SongPop for Renault e acesso à internet por meio do navegador Vivaldi.

Sistema de som

O Renault Boreal oferece um sistema de som Harman Kardon Premium, fruto de uma parceria com Jean-Michel Jarre. Este sistema exclusivo integra uma dezena de alto-falantes e regulagem acústica personalizada em função do ambiente escolhido. O resultado é excepcional, proporcionando um som mais vivo, imersivo e de alta fidelidade, projetado para entregar a experiência de um verdadeiro estúdio de som sobre rodas.

Cinco ambientes exclusivos — Studio, Immersion, Concert, Club e Lounge — completam esta experiência. A atuação de Jean-Michel Jarre não se limitou a um simples apoio artístico: ele orientou o projeto acústico em sua totalidade, desde o layout dos alto-falantes até a afinação do software, para oferecer uma experiência sonora de alta precisão.

Segurança

Renault Boreal se posiciona como uma referência em matéria de segurança ativa e conforto ao volante, com uma gama bastante completa de sistemas de assistência ao motorista (ADAS). São eles:  Alerta de permanência em faixa (LDW), Assistente de permanência em faixa (LKA), Assistente de permanência em faixa em tráfego contrário e com intervenção para ponto cego (e-LKA), Alerta de ponto cego (BSW), Alerta de saída segura dos ocupantes (OSE), Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA), Emergency Stop Assist (ESA) e Frenagem automática de emergência (AEBS).

Outros dispositivos de assistência ao motorista completam a gama de equipamentos, como o reconhecimento de placas de velocidade (TSR) e sensor de fadiga (DDAW), etc. Para ainda mais conforto, o Renault Boreal integra uma assistência de condução de nível 2. Este sistema combina um controle de velocidade adaptativo com Stop&Go (ACC) ao active driver assist  (LC), permitindo que o veículo se mantenha na faixa a uma distância segurança, de maneira fluida e contínua.

SUV tecnológico, o Renault Boreal pode gerenciar as manobras de estacionamento graças ao assistente de estacionamento semi-autônomo, complementado por quatro câmeras para uma visão panorâmica de 360°, bem como radares perimétricos na frente, traseira e laterais. O motorista pode estacionar sem tocar no volante, enquanto o veículo gerencia sozinho as manobras de baliza ou de ré.

Os dispositivos de assistência à visão contam com faróis adaptativos full-LED que melhoram a iluminação noturna, protegendo os outros usuários do trânsito, enquanto que o farol alto inteligente otimiza a visibilidade em qualquer situação.

Motor turbo

O motor é o turbo 1.3 TCe, associado ao câmbio automático EDC de seis marchas, de dupla embreagem úmida. Com injeção direta, entrega até 163 cavalos na versão flex e 27,5 kgfm de torque. Econômico em termos de consumo de combustível em associação com o sistema Stop & Start, este conjunto mecânico oferece excelente reatividade e baixas emissões de CO2.

O sistema de regulagem Multi-Sense permite configurar o ambiente de condução em função das preferências e condições. São oferecidos cinco modos:  Eco, Comfort, Sport, Perso e um modo Smart inédito.

Modo Smart

O modo inteligente Smart adapta automaticamente os parâmetros do veículo (direção, resposta do motor e iluminação ambiente) à situação de condução por meio de algoritmos inteligentes. Ele funciona em sinergia com a iluminação ambiente de 48 cores, com regulagem Multi-Sense que permite que cada motorista personalize sua experiência de condução.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias