Criança é encontrada morta após queda de mirante em cânion na Serra Gaúcha
Redação Diário da Manhã
Publicado em 11 de julho de 2025 às 09:23 | Atualizado há 9 horas
Cristina Camargo e Aléxia Sousa – Folha Press
A criança que caiu de um mirante no cânion Fortaleza, em Cambará do Sul (RS), foi encontrada morta no final da noite desta quinta-feira (10). Segundo o Corpo de Bombeiros, a morte foi confirmada oficialmente pouco depois da meia-noite desta sexta (11).
“Neste momento de luto e consternação, nos solidarizamos com os familiares, amigos e toda a comunidade atingida por essa perda irreparável. Que encontrem na fé a força para superar a dor da ausência”, diz nota de pesar da corporação.
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Andrews Mohr, a menina de 11 anos era turista de Curitiba (PR) e visitava o Parque Nacional da Serra Geral com os pais.
Ela caiu por volta das 13h40 de quinta e às 17h30 foi localizada com auxílio de um drone com câmera térmica. A equipe de resgate começou a descida de 70 metros de altura, usando a técncia de rapel, às 22h10 e 20 minutos depois teve acesso à vítima. A criança e a equipe foram içadas em seguida, às 23h38. Logo depois, a morte foi confirmada.
A operação envolveu bombeiros de Cambará do Sul, Canela, Gramado, Caxias do Sul e Porto Alegre. A Brigada Militar e a Polícia Civil também participaram da ação. Helicópteros, drones, torre de iluminação, gerador e starlink foram utilizados pelas equipes.
Segundo o secretário de Turismo, a criança corria em direção a um banco de descanso quando caiu da borda do cânion. O pai tentou alcançá-la, mas não conseguiu impedir a queda.
“Eles estavam se deslocando para um banco de descanso no cânion, onde iriam fazer um lanche. A menina saiu correndo e o pai também, para alcançá-la, mas não conseguiu, e ela acabou caindo”, disse Mohr à Rádio Gaúcha.
“Estamos muito tristes com o acontecimento e lamentamos muito”, disse o secretário após a confirmação do óbito. “Estendemos aos pais e à família da menina nosso acolhimento e pesar”.
Ele afirmou que o turismo em Cambará do Sul sempre foi marcado pela alegria, vida ao ar livre e conexão com a natureza. “Hoje é um dia muito triste para nosso turismo”, completou.
O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que também auxiliou no resgate, lamentou a morte da menina e, em nota, manifestou solidariedade à família.
O instituto informou que uma equipe do Parque Nacional da Serra Geral acompanhou o caso desde o início. “O resgate foi iniciado rapidamente após a equipe da concessionária Urbia Cânions Verdes ser informada do ocorrido. Funcionários da concessionária, do ICMBio, do Corpo de Bombeiros e de grupos de montanhistas parceiros foram acionados para apoiar a operação”, diz nota oficial do órgão.
A direção do ICMBio disse que está à disposição das autoridades para colaborar com a investigação sobre o caso. O governador Eduardo Leite (PSD) lamentou a morte e agradeceu os profissionais que participaram do resgate. Ele destacou o fato de as equipes terem atuado durante a noite, em condições geográficas e climáticas difíceis.
“Lamentavelmente, a menina Bianca, de 11 anos, que caiu no cânion Fortaleza, foi encontrada sem vida. Meu abraço e meu carinho à família”, disse. “E minha gratidão aos nossos profissionais da Segurança Pública, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Brigada Militar, que se entregaram com muito compromisso nessa missão de resgate”.