Política

Crise entre Brasil e Estados Unidos: Tarcísio ignora Bolsonaro e defende cooperação via Itamaraty

Redação Online

Publicado em 15 de julho de 2025 às 15:29 | Atualizado há 15 horas

São Paulo responde por 30% das exportações brasileiras para os EUA, com destaque para aviões, petróleo e suco de laranja
São Paulo responde por 30% das exportações brasileiras para os EUA, com destaque para aviões, petróleo e suco de laranja

Tarcísio de Freitas surpreendeu ao defender cooperação com a diplomacia brasileira durante reunião com empresários. O governador, que inicialmente atacou o governo Lula, agora propõe ação conjunta para resolver o impasse das tarifas de Trump. Ele ignorou as referências de Bolsonaro na carta do presidente americano.

O plano de Tarcísio inclui “relação paradiplomática” com governos estaduais dos EUA, pressão sobre senadores americanos e proteção para setores como aviação (Embraer) e sucroalcooleiro (Cosan). A mudança de postura acentuou o distanciamento do governador em relação a Bolsonaro.

Enquanto a maioria dos presentes preocupou-se com exportações, Rubens Ometto (Cosan) destacou a necessidade de proteger o mercado interno do etanol americano. São Paulo responde por 30% das exportações brasileiras para os EUA, com destaque para aviões, petróleo e suco de laranja.

Foto: Pablo Jacob/Governo de SP

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias