Economia

Daniel Vilela destaca protagonismo agrícola de Goianápolis na 39ª edição da Festa do Tomate

Redação Online

Publicado em 17 de julho de 2025 às 11:52 | Atualizado há 8 horas

 Daniel Vilela destaca que Festa do Tomate é um simbolismo para Goianápolis, maior produtor no estado
Daniel Vilela destaca que Festa do Tomate é um simbolismo para Goianápolis, maior produtor no estado

O governador em exercício, Daniel Vilela, prestigiou a abertura da 39ª edição da Festa do Tomate, realizada a partir desta quarta-feira (16/07) no Parque de Exposições de Goianápolis, considerada a Capital Estadual do Tomate. “Essa festa é um simbolismo, Goianápolis é o maior produtor de tomate de mesa, aqui é o berço dessa história, dessa produção. Como agentes políticos, precisamos estar presentes em momentos como esse, que enaltecem e reconhecem a importância e particularidade de cada município do nosso estado”, disse.

Atualmente, aproximadamente 70% da safra de tomate produzida no município é comercializada diretamente no Ceasa, em Goiânia. O restante da produção é enviado em cargas fechadas para fora do estado, principalmente para São Paulo e Curitiba.

O evento segue até o dia 20 de julho e este ano são esperadas aproximadamente 40 mil pessoas durante os cinco dias de festa. “Preparamos a Festa do Tomate com muita alegria e organização. Vamos trazer grandes shows como Eduardo Costa e Edson e Hudson. Vamos ter uma semana de muita festa para celebrar a maior fonte de geração de empregos em Goianápolis”, afirmou o prefeito Jeová Leite.

Em junho de 2024, o plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou a inclusão da Festa do Tomate no Calendário Cívico e Cultural do estado.

Produção
Goiás é o maior produtor de tomate do Brasil e, segundo a edição de fevereiro do Agro em Dados, publicado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a safra estadual alcançou 1,4 milhão de toneladas no último ano. O volume representa 31,4% da produção nacional.

O estado possui a maior produtividade do país, com cerca de 93,4 toneladas por hectare, conquistando um desempenho 23,5% superior à média nacional. Além disso, em 2024 Goiás embarcou 1,5 mil toneladas de tomate e seus derivados para o mercado externo, sendo os principais destinos Uruguai, Paraguai, Venezuela e Bolívia.

Fotos: Adalberto Ruchelle

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias