Brasil

Praça dos Três Poderes é interditada após ordem de Moraes contra manifestações

Redação Online

Publicado em 26 de julho de 2025 às 19:05 | Atualizado há 14 horas

 próprio governador compareceu ao local para supervisionar a ação
próprio governador compareceu ao local para supervisionar a ação

A Polícia Militar do Distrito Federal isolou a Praça dos Três Poderes na madrugada deste sábado (26/07), cumprindo decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. A medida proíbe acampamentos no local e em um raio de um quilômetro, incluindo a Esplanada dos Ministérios e quartéis militares. Turistas tiveram acesso barrado à praça, mas permaneceram livres para visitar prédios públicos próximos.

A intervenção ocorreu após um grupo de deputados aliados de Jair Bolsonaro, liderados por Helio Lopes (PL-RJ), iniciar um protesto em frente ao STF. Na sexta-feira (25/07), Moraes atendeu a um pedido da PGR e ordenou a intimação do governador Ibaneis Rocha (MDB) para dispersar os manifestantes. O próprio governador compareceu ao local para supervisionar a ação.

Entre os deputados citados na decisão estavam Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Cabo Gilberto Silva (PL-PB), Coronel Chrisóstomo (PL-RO) e Rodrigo da Zaeli (PL-MT). Alguns negaram presença em Brasília. Chrisóstomo classificou a medida como “ditadura” em redes sociais, enquanto Lopes prometeu continuar a resistência “nem que seja com silêncio”.

A ordem de Moraes integra o inquérito das fake news e visa evitar repetição de atos golpistas como os de 8 de janeiro de 2023. A proibição de acampamentos se estende a áreas estratégicas do poder federal, e reforça o controle sobre manifestações próximas a instituições governamentais.

Foto: EBC

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia