Brasil

Governo brasileiro declara soberania inegociável em resposta a tarifas dos EUA

Redação Online

Publicado em 28 de julho de 2025 às 14:15 | Atualizado há 17 horas

não há previsão de encontros com representantes do governo americano para discutir as tarifas
não há previsão de encontros com representantes do governo americano para discutir as tarifas

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) emitiu uma nota para reafirmar que a soberania do Brasil e o estado democrático de direito não são temas de negociação. O governo brasileiro destacou, porém, que mantém abertura para diálogo com os Estados Unidos.

A nota publicada no domingo (27/07) ressaltou os mais de 200 anos de relações econômicas robustas entre os dois países. O governo brasileiro expressou interesse em preservar e fortalecer essa parceria, desde que respeitados os princípios nacionais.

O vice-presidente Geraldo Alckmin, chefe do Mdic, assumiu a frente das negociações. Ele relatou conversas com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e mantém contato constante com setores empresariais brasileiros para mitigar impactos econômicos.

Trump vinculou as tarifas a críticas sobre o tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF. O governo Lula rejeitou qualquer interferência em assuntos internos e condenou a politização das relações comerciais.

Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, está em Nova York para uma conferência da ONU sobre o conflito Israel-Hamas, mas não há previsão de encontros com representantes do governo americano para discutir as tarifas.

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia