Lula critica ataque comercial dos EUA: “Quero ser tratado com respeito”
DM Redação
Publicado em 30 de julho de 2025 às 15:41 | Atualizado há 1 mês
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou duramente a imposição de tarifas por parte do presidente norte-americano Donald Trump sobre produtos brasileiros. Em entrevista ao jornal The New York Times, Lula afirmou que o Brasil não aceitará ser tratado com desdém nas negociações comerciais. As novas tarifas devem entrar em vigor nesta sexta-feira (1º/8).
“Estamos tratando esse assunto com a máxima seriedade. Mas seriedade não significa subserviência”, declarou Lula, em conversa com jornalistas no Palácio da Alvorada, nesta terça-feira (29/07). O petista reforçou que exige o mesmo respeito que oferece nas relações internacionais: “Trato todos com respeito. Mas quero ser tratado com respeito”.
Lula destacou que o país reconhece a força econômica, militar e tecnológica dos Estados Unidos, mas afirmou que isso não intimida o governo brasileiro. “Isso não nos dá medo. Nos dá preocupação”, disse. Segundo ele, o Brasil jamais entrará em uma negociação e assumir o papel de país pequeno diante de uma potência.
O presidente também condenou a postura do norte-americano ao conduzir as tratativas pelas redes sociais. “O comportamento do presidente Trump se desviou de todos os padrões de negociação e diplomacia. É vergonhoso”, afirmou Lula.
Foto: Flickr