Hel realiza treinamento sobre prevenção de infecção primária de corrente sanguínea
DM Redação
Publicado em 1 de agosto de 2025 às 06:55 | Atualizado há 23 horas
O Hospital Estadual de Luziânia (HEL) realizou um importante treinamento voltado à prevenção da Infecção Primária de Corrente Sanguínea (IPCS), uma das complicações mais graves associadas à assistência à saúde.
A ação teve como foco a capacitação das equipes assistenciais para reforçar os cuidados com pacientes que utilizam cateteres venosos.Na capacitação, foram reforçadas práticas simples, porém essenciais, como a correta higiene das mãos, o uso da técnica asséptica e o cuidado adequado com os curativos.
A adesão expressiva dos profissionais reforça o compromisso da instituição com a segurança do paciente e a prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).A enfermeira Vanusa, que conduziu o treinamento, destacou o envolvimento da equipe.
“Foi gratificante ver o engajamento da equipe. Eles compreenderam que cada cuidado conta e que sua atuação direta pode evitar complicações sérias. A prevenção da IPCS é uma responsabilidade compartilhada e depende da atuação segura de todos no dia a dia”, afirmou.