Brasil

COP30 segue em Belém apesar de alertas sobre falta de hospedagem, garante ministro

DM Redação

Publicado em 1 de agosto de 2025 às 15:13 | Atualizado há 17 horas

presidente da COP30, admitiu o descontentamento, mas descartou cancelar a realização em Belém
presidente da COP30, admitiu o descontentamento, mas descartou cancelar a realização em Belém

O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, confirmou que a COP30 ocorrerá em Belém, mesmo com a escassez de hotéis e os valores abusivos cobrados. Relatos indicam que diárias chegam a custar dez vezes mais que o habitual, um cenário incomum para eventos da ONU, que costumam ter aumentos moderados.

O governo federal insiste na escolha da capital paraense para sediar a conferência do clima, com o argumento de que é uma oportunidade para líderes globais vivenciarem a realidade amazônica. “Muitos discutem a floresta sem nunca ter pisado aqui”, destacou Barbalho, irmão do governador do Pará.

Representantes de nações em desenvolvimento assinaram um documento que sugere a transferência parcial do evento caso os problemas logísticos persistam. O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, admitiu o descontentamento, mas descartou cancelar a realização em Belém.

Após reunião de emergência da ONU, o país se comprometeu a apresentar medidas concretas até a segunda semana de agosto. A expectativa é que governos estadual e federal criem alternativas, como alojamentos temporários ou parcerias com cidades vizinhas.

Enquanto discutia a COP30, o ministro participou da cerimônia de entrega de moradias do programa em municípios do Nordeste e Norte. A ação ocorreu em meio às críticas sobre a capacidade do Brasil de receber milhares de participantes na Amazônia.

Foto: Roni Moreira/ AG Pará

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia