Esportes

Marta brilha, Brasil vence a Colômbia nos pênaltis e conquista a Copa América Feminina em final histórica

DM Redação

Publicado em 2 de agosto de 2025 às 23:59 | Atualizado há 17 horas

A final, a mais emocionante da história da competição, foi marcada por reviravoltas e momentos decisivos protagonizados por Marta
A final, a mais emocionante da história da competição, foi marcada por reviravoltas e momentos decisivos protagonizados por Marta

A seleção brasileira venceu a Colômbia por 5 a 4 nos pênaltis, após empate em 4 a 4 no tempo normal e prorrogação, e conquistou a Copa América Feminina pela nona vez. A final, considerada a mais emocionante da história da competição, foi marcada por reviravoltas e momentos decisivos protagonizados por Marta.

Marta marcou dois gols decisivos, evitou a derrota no último lance do tempo regulamentar e virou o placar na prorrogação. Apesar de desperdiçar sua cobrança na disputa de pênaltis, a camisa 10 foi amparada pelas companheiras e vibrou com as defesas de Lorena, que garantiram o título.

A goleira Lorena defendeu as cobranças de Leicy Santos e Carabalí, selando a vitória brasileira. Angelina e Marta perderam suas batidas, mas Paví chutou para fora, mantendo viva a esperança da seleção.

Linda Caicedo, aos 20 anos, comandou a equipe colombiana. Marcou o primeiro gol, deu assistência para o terceiro e sofreu a falta que originou o quarto gol. A jovem estrela reafirmou o protagonismo da nova geração colombiana no cenário continental.

O jogo teve roteiro eletrizante. A Colômbia abriu o placar, o Brasil empatou de pênalti, Tarciane marcou contra, Amanda empatou, Mayra recolocou a Colômbia na frente, e Marta, com um chutaço, salvou o Brasil no último lance. Na prorrogação, Marta virou o placar, mas Leicy Santos, em cobrança de falta perfeita, empatou novamente.

Aos 39 anos, Marta se despediu da Copa América com seu quarto título na competição. Emocionada, destacou a força coletiva da equipe: “Eu estava pedindo a Deus que não me castigasse tanto, mas essas meninas maravilhosas não me deixaram desabar. Sabíamos que a Lorena ia pegar os pênaltis”.

Fotos: Instagram/@Brasil/CBF

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia