Teatro em Goiânia: José de Abreu volta aos palcos com ‘A Baleia’, em setembro
DM Redação
Publicado em 4 de agosto de 2025 às 17:02 | Atualizado há 3 horas
Perguntar ao ChatGPT
Após mais de uma década afastado do teatro, o ator José de Abreu retorna aos palcos com o espetáculo “A Baleia”, que entra em cartaz no Teatro Goiânia de 11 a 14 de setembro. A peça é uma adaptação da obra do dramaturgo norte-americano Samuel D. Hunter, o mesmo autor que inspirou o filme homônimo estrelado por Brendan Fraser.
Na trama, José de Abreu interpreta um professor recluso e obeso, com cerca de 300 quilos, que tenta se reconectar com a filha adolescente após anos de afastamento. Para o papel, o ator utiliza figurino especial com enchimento e sistema de climatização. A montagem brasileira traz direção e tradução de Luís Artur Nunes, colaborador de longa data de Abreu.
A peça mergulha em questões como isolamento, intolerância religiosa, homofobia, culpa e redenção, em um cenário claustrofóbico e emocionalmente denso. O elenco conta ainda com Luisa Thiré, Gabriela Freire, Eduardo Speroni e Alice Borges, convidada especial da produção.
A produção reúne grandes nomes nos bastidores: Bia Junqueira assina o cenário, Mona Magalhães é responsável pelo visagismo, Maneco Quinderé pela iluminação e Federico Puppi pela trilha sonora original. O figurino é de Carlos Alberto Nunes.
Os ingressos custam entre R$ 50 e R$ 150 e estão disponíveis no site www.sympla.com.br. A expectativa é de casa cheia nos quatro dias de apresentação na capital goiana.
Além da peça, José de Abreu integra o elenco da novela “Volta por Cima”, exibida pela TV Globo, e também participa da série “Guerreiros do Sol”, no Globoplay e interpreta o coronel Elói.
Foto: Reprodução