Inscrições dos Embaixadores da Cidadania 2025 começam nesta quinta-feira (7/8)
DM Redação
Publicado em 6 de agosto de 2025 às 09:54 | Atualizado há 4 horas
O Governo de Goiás abre nesta quinta-feira (7/8) as inscrições para a 6ª edição do Programa Embaixadores da Cidadania. A iniciativa, voltada à formação de lideranças sociais, é coordenada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com a Secretaria da Saúde (SES), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e Universidade Federal de Goiás (UFG).
O projeto visa incentivar jovens a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades, participando ativamente das políticas públicas no Estado. As atividades, realizadas de forma individual ou em grupo, devem ser relacionadas a temáticas nas áreas de Governo Aberto e Cidadania ou Saúde Pública. A premiação dobrou na edição de 2025 e soma R$ 120 mil, sendo R$ 60 mil destinados a cada uma das duas áreas.
O programa é gratuito e aberto a pessoas que tenham acima de 16 anos, residentes no Brasil ou em países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), interessadas em compreender o funcionamento da administração pública, os valores éticos fundamentais à vida em sociedade e as diretrizes e oportunidades de participação cívica. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 21 de agosto, no site goias.gov.br/controladoria/embaixadoresdacidadania/.
Nesta edição, serão ofertadas 1.500 vagas, com possibilidade de ampliação de acordo com a demanda. A lista de selecionados será divulgada no dia 29 de agosto.
Fases
A primeira fase do Programa Embaixadores da Cidadania ocorrerá de 01 a 12 de setembro, quando os integrantes devem participar de cursos teóricos no modelo de ensino à distância sobre as temáticas Governo Aberto, Democracia e Cidadania, Políticas Públicas, Transparência, Obras Públicas e Saúde Pública. Cada participante terá um certificado de 50 horas, ofertado pela UFG.
Posteriormente, serão abertas as inscrições para a fase 2 do Programa, que devem ser feitas de 18 a 24 de setembro. A partir deste momento, os embaixadores vão colocar em prática sua ação de impacto social. Os participantes que concluírem as duas etapas previstas – teórica e prática – receberão certificado de 100 horas e se tornarão oficialmente Embaixadores da Cidadania. Em dezembro, as 10 melhores ações serão premiadas.
Resultados
Desde sua primeira edição, em 2020, o programa já formou mais de 4 mil embaixadores da cidadania, possibilitando a realização de mais de 400 ações de impacto social. O projeto também alcançou 19 estados e 13 países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Cuba, Estados Unidos, Guiné-Bissau, Haiti, Itália, Moçambique, Timor-Leste, Togo, Uruguai, Venezuela).