Política

STF agenda julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe em oito sessões

Léo Carvalho

Publicado em 15 de agosto de 2025 às 13:06 | Atualizado há 11 horas

Ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do STF, conduzirá julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados | Foto: Reprodução
Ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do STF, conduzirá julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados | Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 2 de setembro o início do julgamento da ação penal que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados por tentativa de Golpe de Estado. O julgamento terá início às 9h e deve se estender por oito sessões, sendo seis extraordinárias, realizadas fora do horário habitual da Primeira Turma.

O presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, divulgou o cronograma das sessões: além do dia 2 de setembro, com sessões pela manhã e à tarde, os debates seguirão nos dias 3, 9, 10 e 12 de setembro.

A ação penal 2668 concentra-se no chamado núcleo 1, ou núcleo “crucial”, formado pelos que seriam os principais articuladores da tentativa de golpe, segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). A análise do caso é considerada central para o desdobramento das investigações sobre a trama golpista que marcou o período pós-eleitoral.

O julgamento promete movimentar o cenário político nacional, dado o envolvimento de figuras de destaque do cenário político e a complexidade das acusações.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia