Internacional

Casa Branca volta ao TikTok, mesmo com rede em limbo jurídico nos EUA

DM Redação

Publicado em 20 de agosto de 2025 às 09:54 | Atualizado há 5 horas

Folha Press

Casa Branca voltou ao TikTok nesta terça-feira (19) com uma nova conta. A rede social, que pertence à chinesa ByteDance, vive um limbo jurídico nos EUA.

“Estamos de volta”. Foi a primeira mensagem publicada na conta, que conta com um vídeo com imagens do presidente Trump e um discurso em que ele diz: “eu sou a vocês de vocês”. Na manhã esta quarta a conta já tem mais de 95 mil seguidores. A conta de Trump, no entanto, tem mais de 100 milhões de seguidores.

TikTok foi ameaçado de sair do ar nos EUA por ser de propriedade chinesa. Uma lei federal exige a venda ou proibição da plataforma por motivos de segurança nacional. Data limite era 20 de janeiro, porém Trump tem assinado ordens executivas que mantém a rede funcionado – a última foi em junho e tem validade de 90 dias.

EUA acusam TikTok de sofrer interferência chinesa. A ByteDance negou diversas vezes tais alegações. Trump procura compradores para a operação do TikTok nos EUA. Presidente mencionou em junho que havia encontrado pessoas ricas para adquirir a rede, mas até o momento não há nada de concreto.

Atual presidente dos EUA era a favor de banir o TikTok, mas retrocedeu. Durante as eleições, o então candidato percebeu que o aplicativo o ajudou a conquistar o apoio dos jovens em sua reeleição.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia