Política

No xadrez de 2026, Adib Elias desponta como aliado estratégico de Daniel Vilela

DM Redação

Publicado em 20 de agosto de 2025 às 16:08 | Atualizado há 6 horas

Os elogios do vice-governador Daniel Vilela (MDB) ao secretário de Estado da Infraestrutura, Adib Elias (MDB), durante as comemorações dos 166 anos de Catalão, voltam a colocar sob holofotes a trajetória política do ex-prefeito e papel dele no xadrez eleitoral de 2026.

Considerado o maior tocador de obras do sudeste goiano e um dos mais leais apoiadores do governador Ronaldo Caiado (UB), Adib desponta como um dos nomes mais fortes para compor a chapa majoritária como vice de Daniel, nome de Caiado na disputa pelo Governo de Goiás.

Além do capital político acumulado ao longo de décadas de vida pública, Adib tem a seu favor a própria relação com Daniel Vilela e os resultados que apresenta à frente da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), pasta que ocupa desde março deste ano e por meio da qual lidera um portfólio de obras que têm transformado Goiás.

Durante as celebrações pelo 166º aniversário de Catalão, por exemplo, Adib anunciou R$ 134,7 milhões em obras na região e creditou as conquistas da duplicação da GO-330, no trecho entre Catalão e Goiandira, e nova ponte sobre o Rio São Marcos, entre Catalão e Davinópolis, obras são esperadas há décadas, ao apoio de Daniel Vilela. Já o vice-governador enfatizou a importância de Adib na condução das obras estruturantes do governo.

“O governador Ronaldo Caiado escolheu o secretário Adib Elias para liderar neste ano a área prioritária de investimento do nosso governo, que é a infraestrutura. E vocês já percebem, por todo o Estado, o quanto as obras aceleraram, o quanto Goiás tem investimentos em todas as regiões, e muito disso se deve à eficiência e competência do nosso ex-prefeito Adib Elias e, hoje, ao privilégio de tê-lo como secretário estadual de Infraestrutura”, elogiou.

Em agenda conjunta anterior, no início deste mês, o vice-governador chegou a afirmar, em tom bem humorado, que a chegada de Adib à Seinfra provocou milagre inclusive na Saneago, pasta jurisdicionada à Secretaria de Estado da Infraestrutura.

“Parece que ele trouxe também uma força espiritual, pois, depois que ele chegou, a Saneago está inaugurando obra uma atrás da outra”, disse, na entrega da ampliação do sistema de abastecimento de água em Aparecida de Goiânia. No meio político, a relação cada vez mais próxima entre Daniel e Adib, assim como os elogios recíprocos e recorrentes, dizem muito sobre o que vem sendo costurado pela base governista para as eleições de 2026.

E, nesse cenário, é fato que o ex-prefeito de Catalão aparece como peça-chave na estratégia governista para manter a hegemonia no comando do Estado, em um contexto que projeta o governador Ronaldo Caiado como potencial candidato à presidência da república e Daniel Vilela como sucessor natural dele no Palácio das Esmeraldas.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia