Brasil

INSS suspende contratos com a Crefisa após identificar irregularidades

DM Redação

Publicado em 21 de agosto de 2025 às 09:40 | Atualizado há 3 horas

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu os contratos com a Crefisa, uma das principais instituições de crédito pessoal do país, após identificar irregularidades no atendimento a beneficiários. Segundo o órgão, foram registrados atrasos, recusas de pagamento e restrições para saques. Também há relatos de coação para abertura de contas, venda casada de produtos, portabilidades não autorizadas e falhas na prestação de informações.

Além dos problemas operacionais, o INSS apontou deficiências estruturais nas agências da instituição, como filas extensas, ausência de caixas eletrônicos e espaços físicos inadequados. A decisão foi publicada nesta quinta-feira, 21, no Diário Oficial da União (DOU) e vale para novos pagamentos de benefícios. De acordo com o instituto, a medida busca interromper as irregularidades e proteger os segurados.

A suspensão ocorre após um período de aumento nas reclamações contra a empresa, feitas por beneficiários, Procons, Ministério Público Federal (MPF) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No último leilão realizado pelo INSS para definir as instituições responsáveis pelo pagamento de benefícios entre 2025 e 2029, a Crefisa havia vencido 25 dos 26 lotes ofertados.

Com mais de 60 anos de atuação, a financeira possui cerca de 1.000 lojas em todo o país, além de atendimento online, inclusive por WhatsApp. A empresa tem como promessa a liberação rápida de crédito, inclusive para clientes negativados. Em nota, o INSS destacou que não admite práticas que possam prejudicar ou constranger os segurados, especialmente os em situação de vulnerabilidade. “A transparência e a segurança no atendimento são princípios irrenunciáveis na relação com os segurados”, afirmou.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia