Autorola Marketplace: a ferramenta confiável na hora da compra de um carro usado
Norton Luiz
Publicado em 21 de agosto de 2025 às 09:47 | Atualizado há 25 minutos
O ano 2025 tem registrado nos primeiros oito meses uma alta demanda para o mercado de seminovos no mercado brasileiro, impulsionado pelos valores expressivos dos veículos zero-quilômetro e financiamento com juros altos. Com a oferta menor que a demanda, a procura por veículos desmobilizados de frota de montadoras, frotistas e locadoras estão cada vez mais valorizados por revendedores e concessionárias de todo o País. Nesse contexto, a Autorola Brasil tem sido uma solução segura e prática para os profissionais do ramo automotivo.
A Autorola é uma multinacional dinamarquesa que chegou ao Brasil em 2013. Nos primeiros 5 anos de atuação no Brasil, a empresa teve como foco as desmobilizações de frotas das marcas premium, como: Audi, Mercedes-Benz e Volvo. Em 2018 a plataforma da Autorola se abriu para outros segmentos como locadoras, bancos, seguradoras, frotistas de uma forma geral. Nesse tempo de avaliação e estudo aprofundado do mercado brasileiro, a Autorola já intermediou a venda de mais de 50 mil carros no País e conta com 14 mil usuários, que utilizam a plataforma diariamente. Globalmente, são 100 mil compradores que navegam pela plataforma de vendas diariamente.
A Autorola disponibiliza os veículos para venda através do seu marketplace ( www.autorola.com.br ) com foco no mercado B2B, onde as principais montadoras instaladas no Brasil, concessionárias, frotistas em geral e bancos podem disponibilizar seu estoque ou sua frota para venda, de forma online, em nível nacional. A Autorola disponibiliza em seu marketplace, uma tecnologia robusta, segura e confiável na qual tem entre seus usuários empresas nacionais e multinacionais. A procedência dos veículos e seus anunciantes, somados a laudos cautelares e fotos detalhadas permitem uma negociação que na maioria das vezes, o carro não é analisado presencialmente, o que facilita transações entre estados ou municípios distantes.

Cinco vezes maior que o volume de vendas dos 0KM, mercado de usados entra em momento de irreversível digitalização
O mercado de usados passa por uma grande transformação. Expressivo, foram quase 16 milhões de veículos comercializados no Brasil em 2024, cinco vezes maior que o volume de veículos novos no País e no acumulado do ano, as vendas em 2024 foram 9,2% maiores que 2023. A evolução agora demanda uma necessidade de digitalização. Isso significa maiores controles no gerenciamento do estoque de usados, principalmente nas concessionárias, que têm como foco a venda de veículos zero-quilômetro, mas podem estar deixando de ganhar valores expressivos pela ausência de um controle efetivo de seus estoques de usados.
Recentemente chegou ao Brasil, a unidade de negócios de gerenciamento e precificação de estoque de veículos da multinacional dinamarquesa Autorola: a INDICATA, uma plataforma de inteligência de mercado focada na gestão de usados e seminovos. Para isso conta com o auxílio de robôs que analisam mais de 600 mil anúncios online diariamente no Brasil (são 14 milhões/dia globalmente) e por meio da inteligência artificial realiza análises aprofundadas sobre o comportamento de mercado de determinado veículo e sua configuração. Entre elas: quanto o concessionário e o lojista devem pagar em determinado veículo, qual é a média de tempo para vendê-lo, quais são seus concorrentes até por quilometragem, configuração de carros etc.

O impacto de uma precificação equivocada pode variar significativamente dependendo do volume de veículos em estoque, do segmento de mercado e das estratégias de vendas do concessionário ou lojista. Dependendo do tamanho da operação, um concessionário ou lojista pode deixar de ganhar entre 5% e 20% de sua margem anual devido a precificações equivocadas ou falta de análise profunda. Para operações médias, isso pode representar dezenas ou centenas de milhares de reais por ano para mais ou para menos. Os dados levantados são a matéria-prima para o desenvolvimento, de uma das ferramentas de análise de nossa empresa INDICATA: o índice MDS ou Market Day’s Supply, que indica quanto tempo em média o veículo leva para ser comercializado.
“Com a INDICATA, o concessionário ou lojista tem uma visão clara sobre a gestão de seu estoque de usados, com indicações dos carros de melhor liquidez, tempo médio de loja do veículo atual, acesso aos anúncios dos carros de todo o Brasil e a expectativa com base na média de mercado, e um trabalho próximo para a compra de modelos que tenham maior giro de mercado e possam fazer com que o giro do estoque possa ser duas ou três vezes maior que a atual, gerando uma maior lucratividade”, explica Marcelo Barros, diretor-geral da Autorola no Brasil.