Brasil

Suspeitos de fraudes bancárias são presos em operação

DM Redação

Publicado em 27 de agosto de 2025 às 10:11 | Atualizado há 21 horas

Dois homens suspeitos de envolvimento em uma associação criminosa especializada em fraudes bancárias foram presos no Rio de Janeiro, após uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Goiás (PCGO) e a Polícia Civil do Rio de Janeiro. Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos contra Samuel Cordeiro Vicente e Matheus Silva Pizani, que estavam foragidos desde janeiro.

Segundo a polícia, os dois também foram presos em flagrante no momento da ação no Rio, cometendo os mesmos tipos de crime investigados em Goiânia. Os indiciados se passavam por funcionários dentro de agências e ofereciam ajuda a idosos. Aproveitando-se da boa fé das vítimas, eles conseguiam acessar as contas bancárias e furtar os valores.

As investigações começaram em Goiás após a identificar uma série de golpes praticados em agências bancárias de Goiânia. Três ações criminosas foram registradas na capital, nos dias 10 de maio, 7 de junho e 10 de julho de 2023. Os criminosos usavam documentos falsos e artifícios para enganar os clientes.

Em Goiás, os dois respondem pelos crimes de furto qualificado (art. 155, §4º, incisos II e IV), associação criminosa (art. 288) e concurso de crimes (art. 69), todos do Código Penal. Já no Rio de Janeiro, foram autuados por associação criminosa, furto mediante fraude e uso de documento falso — conforme os artigos 288, 155, §4º, II e 304 do Código Penal.

A investigação continua para saber se há mais envolvidos e se o grupo agia em outros estados.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia