Política

Bolsonaro tem crise de soluços e não vai ao STF em julgamento desta terça (02/09)

DM Redação

Publicado em 1 de setembro de 2025 às 22:22 | Atualizado há 8 horas

O ex-presidente Jair Bolsonaro não comparecerá ao início do julgamento da trama golpista no STF nesta terça-feira (02/09) devido a crises de soluços persistentes que frequentemente levam a vômitos. Seus advogados recomendaram a ausência com base em avaliações médicas sobre seu estado de saúde debilitado.

Bolsonaro permanece em prisão domiciliar desde 04 de agosto e segue tratamento para hipertensão arterial, refluxo e medidas preventivas contra broncoaspiração. Aliados relatam que o ex-presidente enfrenta desafios tanto físicos quanto psicológicos. A senadora Damares Alves (Republicanos), em visita ao ex-presidente nesta terça, confirmou as crescentes crises de soluços.

A decisão de não comparecer ao julgamento que pode resultar em mais de 40 anos de prisão envolveu discussões com aliados sobre demonstração de força versus cuidados com a saúde. O entorno do ex-presidente avaliava a presença simbólica no primeiro e último dias do julgamento, que deve se estender até 12 de setembro.

Por estar em prisão domiciliar, Bolsonaro necessitaria de autorização do ministro Alexandre de Moraes para comparecer ao tribunal, conforme determina o Código de Processo Penal. O julgamento ocorrerá independentemente de sua presença física.

Foto: Redes Sociais

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia