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GWM Poer P30 chega com proposta tentadora no preço e na garantia de 10 anos

Norton Luiz

Publicado em 10 de setembro de 2025 às 12:19 | Atualizado há 6 horas

Se era sua intenção “causar” no segmento das picapes médias, a GWM alcançou seu objetivo com o lançamento da Poer P30 turbodiesel no mercado brasileiro. É que o modelo chega com uma proposta tentadora em todos os sentidos, a começar pelos preços agressivos das versões de entrada Trail e da topo Exclusive. Para se ter uma ideia o acabamento é compatível com versões topo de linha, mas o preço concorre com versões de entrada de outras marcas.

A GWM Poer P30 (pronuncia-se no inglês Power) vai mais além ao oferecer garantia de fábrica de 10 anos, competindo com a Toyota Hilux. A nova picape média da fabricante chinesa começará a ser produzida ainda em 2025 na fábrica da marca, em Iracemápolis (SP). Será o segundo modelo a sair das linhas de montagem da GWM no Brasil. O primeiro será o Haval H6.

A Poer P30, lançamento aguardado com grande expectativa pelo mercado, começa a ser comercializada hoje, 10 de setembro. Os preços promocionais na pré-reserva se estenderão até o próximo dia 20. A versão Trail inicia com preço de R$ 220 mil e depois passa a custar R$ 240 mil. A Exclusive, por sua vez, pode ser reservada por R$$ 240 mil, cujo valor salta para R$ 260 mil com a fim da promoção.

A nova e inédita picape média da GWM é equipada com motor 2.4 turbodiesel de 184 cv, tração 4×4, transmissão automática de nove marchas. Ele garante força desde baixas rotações e ideal para condução urbana, transporte de cargas e rebocagem. Cerca de 50% do torque total de 480 Nm já está disponível a apenas 1.000 rpm e 100% a 1.500 rpm.

A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 11,2 segundos, com consumo de 9,5 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, segundo o padrão Inmetro, permitindo autonomia de até 740 km na cidade e 820 km na estrada. A turbina de geometria variável, a alta pressão de injeção de 2.000 bar e o sistema de recirculação de gases de escape (EGR) proporcionam eficiência e redução de emissões, enquanto o DPF (Filtro de Partículas Diesel) e o ARLA 32 atendem aos padrões ambientais brasileiros.

A transmissão automática de noeve marchas da GWM Poer P30 foi projetada e produzida pela própria GWM para máxima eficiência e robustez, capaz de suportar torques de até 750 Nm e com capacidade para rebocar até 3.100 kg com freio. A tração 4×4 com modos 2H, 4H e 4L e o bloqueio do diferencial traseiro permitem enfrentar desde rodovias asfaltadas até os trechos de off-road mais severos.

A suspensão dianteira independente com braços duplos foi adaptada às condições de rodagem do Brasil para garantir estabilidade e absorção eficiente de impactos, enquanto a traseira com eixo rígido e molas semi-elípticas suporta carga pesada sem abrir mão do conforto. A direção elétrica progressiva também foi reajustada para as preferências do consumidor brasileiro, para proporcionar leveza em manobras e precisão em altas velocidades.

Para completar o conjunto, os freios a disco nas quatro rodas, com ABS e distribuição eletrônica, asseguram segurança mesmo sob carga máxima ou condições extremas de rodagem. O baixo nível de ruído da cabine, graças ao excelente nível de isolamento acústico, a picape da GWM é de 2 a 4 dB mais silenciosa que as demais concorrentes da categoria.

O design da Poer P30 equilibra imponência e sofisticação, com linhas robustas, grade frontal marcante, faróis Full LED e assinatura visual única, com destaque para a inovação dos piscas dianteiros, que trazem a tecnologia de luzes dinâmicas. . A picape estará disponível nas cores Branco Noronha, Preto Khalifa e Prata Lunar.

A caçamba, com capacidade para 1.248 litros, suporta até 1.010 kg na versão Exclusive e 1.018 kg na versão Trail. Uma exclusividade da Poer P30 na categoria é seu sistema de tampa de caçamba com amortecedores, que permite abrir e fechá-la com o mínimo esforço, além de contar com o travamento elétrico da tampa traseira.

Os bancos são em couro ecológico na versão Trail, com ajuste elétrico para o motorista. Conta ainda com ar-condicionado climatizado com botões físicos e carregador sem fio de 50W. Ambos apresentam telas Full HD de 10,25” no painel de instrumentos e 14,6” na multimídia, garantindo controle total sobre funções de condução, navegação e conectividade.

A cabine da versão Exclusive oferece acabamento em couro legítimo, painel soft touch, paddle shift no volante para troca das marchas, resfriamento/aquecimento de bancos e amplo espaço interno.

O console central ainda traz um recurso exclusivo da Poer P30, que são três botões que acionam os pontos de alimentação 12V para instalação de equipamentos. Eles ficam posicionados no cofre do motor (para a instalação de um guincho elétrico, por exemplo), no banco do motorista (rádio amador ou geladeira) e na parte traseira do chassi (para uso de reboques).

A Poer P30 mede 5.416 mm de comprimento, 2.107 mm de largura, 1.884 mm de altura e entre-eixos de 3.230 mm. A caçamba permite transporte de cargas pesadas, enquanto o tanque de diesel de 78 litros e o reservatório de Arla 32 de 15 litros garantem autonomia estendida.

O sistema multimídia Full HD de 14,6” permite espelhamento Android e CarPlay sem fio, além do controle remoto via aplicativo MY GWM, que integra funções como travamento, localização do veículo, programação do ar-condicionado e monitoramento do status do motor, tudo pelo celular. O sistema de som com seis alto-falantes e amplificador dedicado oferece áudio premium, enquanto a visão panorâmica 360° facilita manobras e aumenta a segurança em áreas urbanas e off-road.

Visualmente, a maior diferença entre as duas versões está na moldura da grade, que é cinza na Trail e cromada na Exclusive. Nos pneus, a Trail traz modelos AT Cooper 265/60 R18 contra os HT Continental 265/55 R19 da Exclusive. A Trail é volta mais os trabalhos do dia a dia, enquanto a versão topo é focada na conforto e sofisticação.  

Nos equipamentos, a versão topo de linha traz seis airbags (a Trail vem com quatro airbags, sem os de cortina), ajuste elétrico dos bancos e um maior nível de itens de segurança e tecnologia, como: sistema de detecção de ponto cego, assistente de farol alto, sistema de centralização de faixa, alerta e frenagem de trânsito cruzado frontal e traseiro, frenagem de emergência em baixa velocidade, controle inteligente de velocidade, aviso de colisão traseira e controle de distância de estacionamento.

Voltando ao tema garantia, GWM Poer P30 e Toyota Hilux oferecem o prazo de 10 anos para motor, transmissão, eixos, freios, caixa de direção e ar-condicionado. Para os demais componentes, o prazo é diferente entre as duas marcas. Na Toyota, itens como suspensão, volante, acabamentos internos, borrachas, cintos de segurança, painel de instrumentos e central multimídia têm garantia de apenas três anos, enquanto na GWM Poer P30 o prazo sobe para cinco anos.

A GWM é referência mundial em picapes, com mais de 2,65 milhões de unidades vendidas globalmente e com a impressionante marca de 50% de participação no mercado chinês, o maior do mundo.  Por lá, a linha Poer é líder do segmento há 27 anos consecutivos.

A primeira picape da marca foi o modelo Deer, que foi lançado na China em 1996 e teve sua primeira exportação em 1997, destinado ao Oriente Médio. Com o lançamento do modelo Wingle 5, a GWM foi a primeiro fabricante de picapes chinesas a obter a certificação completa da União Europeia, em 2009.

Com isso, a GWM já acumula 30 anos de experiência no desenvolvimento próprio do segmento de picapes, contabilizando 6 milhões percorridos em testes por 76 tipos diferentes de terreno ou condição extrema, distribuídos em 18 regiões diferentes do planeta.

“A entrada da GWM neste segmento no Brasil é um marco para nossa história no país. A Poer P30 reflete nossa experiência global em picapes, mas também respeita as características e preferências do consumidor brasileiro, especialmente na escolha do motor diesel, muito valorizado por sua autonomia e força”, afirma Diego Fernandes, COO da GWM Brasil.


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