Incêndio em Goiás é controlado após 33 dias e destrói área do tamanho de uma capital
DM Redação
Publicado em 12 de setembro de 2025 às 11:01 | Atualizado há 4 horas
Anunciado pelo corpo de Bombeiros o fim do maior incêndio florestal ativo do país. O fogo atingiu as regiões de Nova Roma e Monte Alegre de Goiás e levou 33 dias para ser controlado.
Segundo a corporação, a ocorrência começou em quatro pontos diferentes e se espalhou rapidamente por causa do relevo acidentado e da vegetação seca.

Mais de 50 bombeiros participaram da operação, com apoio de brigadas ambientais, do ICMBio, do Prevfogo/IBAMA. As equipes usaram aeronaves, drones e fizeram revezamentos para manter o trabalho dia e noite. Além disso, a população e as prefeituras da região ajudaram com alimentação, água e informações sobre o terreno.
O incêndio destruiu uma área de 84.050 hectares, equivalente a 84 mil campos de futebol ou quase o tamanho de cidades como Campinas (SP) e João Pessoa (PB). A Estação Ecológica de Nova Roma também esteve sob risco direto durante a ocorrência. Apesar da dimensão do estrago, as equipes conseguiram impedir que áreas de conservação e comunidades inteiras fossem devastadas.