Política

Caiado critica PEC da Blindagem e pede rejeição no Senado

Léo Carvalho

Publicado em 18 de setembro de 2025 às 15:32 | Atualizado há 5 horas

Ronaldo Caiado é pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2026 | Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Ronaldo Caiado é pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2026 | Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), manifestou-se publicamente contra a chamada PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara dos Deputados e agora em análise no Senado Federal. Em publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (18), o chefe do Executivo goiano classificou a proposta como um “divórcio do Congresso Nacional com o povo brasileiro” e alertou para “consequências nefastas” caso seja implementada.

Segundo Caiado, a medida abre espaço para que o crime organizado utilize o processo eleitoral como forma de garantir proteção judicial. “Ela é um convite para o crime organizado entrar no Congresso pela porta da frente, disputando voto nas urnas, para proteger os chefes das facções do alcance da justiça”, escreveu.

O governador destacou ainda que espera a rejeição do texto pelos senadores. “Espero que o Senado corrija o erro da Câmara e rejeite a proposta”, afirmou.

A PEC da Blindagem, também chamada de PEC das Prerrogativas, prevê maior controle do Congresso sobre processos que envolvam parlamentares, o que, segundo críticos, poderia dificultar investigações e favorecer a impunidade. Defensores da proposta alegam que ela fortalece a independência do Poder Legislativo.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), usou sua conta oficial no X (antigo Twitter), para se posicionar contra a chamada PEC da Blindagem | Imagem: Reprodução

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia