Saúde

Hospital Municipal Georges Hajjar realiza semana da Segurança do Paciente e Sepse

DM Redação

Publicado em 22 de setembro de 2025 às 20:09 | Atualizado há 1 hora

O Hospital Municipal Georges Hajjar, em Anápolis, realizou, entre os dias 15 e 18 de setembro, um evento especial em alusão ao Dia Mundial de Segurança do Paciente e Sepse, uma data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A iniciativa foi promovida pelo Serviço de Qualidade/Núcleo de Segurança do Paciente, em parceria com o Serviço de Controle de Infecções Hospitalares e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar.

Voltada aos profissionais da unidade de saúde, a programação teve como principal objetivo sensibilizar e orientar as equipes sobre a importância das práticas seguras no cuidado ao paciente.

Durante a semana, foram realizadas palestras com convidados especiais e dinâmicas educativas, reforçando o conhecimento dos colaboradores sobre protocolos essenciais à prevenção de eventos adversos e à promoção de um ambiente hospitalar mais seguro.”

A segurança do paciente é um compromisso diário e coletivo. Momentos como esse servem para reforçar a importância da adesão aos protocolos e práticas baseadas em evidências, que fazem toda a diferença na assistência prestada”, destacou a enfermeira da qualidade, Tainara Ribeiro da Mota.

A iniciativa também enfatizou a importância do reconhecimento precoce e do manejo adequado da sepse — uma condição grave que pode levar à morte se não tratada a tempo.

Segundo Tainara, “a sepse é uma emergência médica, e a detecção rápida, aliada à condução correta dos protocolos clínicos, pode salvar vidas. A capacitação contínua da equipe é fundamental para esse processo”, afirmou.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia