Política

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo por coação contra STF

DM Redação

Publicado em 22 de setembro de 2025 às 20:11 | Atualizado há 3 horas

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o comentarista Paulo Figueiredo pelos crimes de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. A acusação alega que a dupla atuou de forma articulada para pressionar ministros do STF.

Segundo a PGR, os denunciados mobilizaram contatos nos Estados Unidos para obter sanções pessoais contra ministros do Supremo e até punições econômicas ao Brasil. Em julho de 2025, Eduardo Bolsonaro celebrou publicamente a suspensão de vistos de oito ministros do STF pelo governo norte-americano.

O documento afirma que as ações tinham como objetivo constranger julgadores e criar instabilidade institucional. O procurador-geral Paulo Gonet apontou que a estratégia buscava “sobrepor os interesses da família Bolsonaro às normas do devido processo legal”.

A denúncia conecta-se ao indiciamento de Eduardo Bolsonaro pela PF em agosto, que investigou o envio de R$ 2 milhões via Pix pelo ex-presidente Jair Bolsonaro ao filho nos EUA. As novas sanções norte-americanas contra o ministro Alexandre de Moraes foram anunciadas nesta segunda-feira (22/09).

Foto: Divulgação/ PL

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia