Senado pretende derrubar PEC da Blindagem em comissão nesta quarta-feira (24/09)
DM Redação
Publicado em 23 de setembro de 2025 às 09:25 | Atualizado há 3 horas
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado deve votar nesta quarta-feira (24/09) o parecer pela rejeição da PEC da Blindagem. O relator Alessandro Vieira (MDB-SE) apresentará voto contrário à proposta aprovada pela Câmara, com expectativa de ampla derrota na comissão.
Líderes senatoriais afirmam que a rápida derrubada da PEC seria uma resposta às manifestações realizadas no último domingo (21/09) em todas as capitais brasileiras. A mobilização popular contra o texto surpreendeu parlamentares pela dimensão e velocidade da rejeição.
Cardeais do Senado garantem existirem votos suficientes para rejeitar a proposta tanto na CCJ (composta por 27 senadores) quanto no plenário. A decisão representaria um gesto político enfático do Senado perante a opinião pública.
Deputados alegam quebra de acordo com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que teria se comprometido a discutir a proposta. Assessores de Alcolumbre negam a existência desse entendimento, enquanto parlamentares da Câmara se queixam da exposição às críticas.
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado